Corpo, mente e espírito em conexão
Encantado – A conexão entre corpo, mente e espírito e a consciência de que isso pode mudar a maneira de viver foi o tema que permeou as apresentações dos oito conferencistas da 1ª Jornada da Espiritualidade realizada sábado dia 29 de abril pela Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E). Aos pés do Cristo Protetor, a jornada teve início com uma meditação e preparação para o dia intenso de emoções, com a terapeuta Adry Gallego. Após os participantes ingressaram para o circuito de palestras no Auditório do Sicredi.
Na abertura oficial do evento, o presidente da ACI-E, Álex Herold, agradeceu a participação do público, aos palestrantes e patrocinadores por terem acolhido a ideia, assim como foi com a comunidade encantadense que acolheu a construção do Cristo Protetor. “O Cristo nos representa na espiritualidade”.
Ao filósofo e teólogo, Gustavo Balbinot, ficou a missão de iniciar as reflexões sobre a sensibilidade e o cuidado com a alma. Entre uma canção e outra, ele foi encantando o público com profundo conhecimento sobre a existência humana. Questionou o sentido da felicidade, intensificou a importância da gratidão e do autoconhecimento. E ao finalizar deixou a mensagem de que “quem aprende a dar graças a tudo nesta vida, aprende a lição mais importante”.
Na sequência, o casal Angelo e Ana Paula Longhi, trouxeram o tema espiritualidade para dentro das empresas. “Nas décadas de 70 e 80, a evolução da tecnologia dominava as empresas, atualmente o diferencial são as pessoas que as compõem e seus propósitos de vida”, considera. E foi com a experiência do jovem Thiago Berto que o clico de palestras encerrou a manhã de sábado. Depois de percorrer por três anos mais de 70 países, ele volta à cidade natal de Guaporé para criar a cidade escola Ayni, cujo princípio é respeitar a individualidade das crianças. Com a frase “seja o adulto que você queria ter por perto quando era criança”, ele lança um desafio a todos a olharem para suas ações e emoções.
A humanização das instituições e o desafio de uma escuta mais atenta às questões emocionais foram temas abordados pelo Promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio Diefenbach. “Quantos problemas que acabam na Justiça poderiam ter solução nos próprios relacionamentos entre as pessoas”, alerta.
A longevidade, felicidade, estilo de vida, alimentação e bem-estar foram alguns dos assuntos relacionados à espiritualidade pelo renomado cardiologista Dr. Fernando Lucchese. Ele enfatizou a importância do envolvimento religioso para a longevidade e enalteceu a construção do Cristo Protetor na cidade, projetando uma melhora na qualidade de vida das pessoas em relação à fé que ele representa. Ao final de sua apresentação, Lucchese anunciou a doação do cachê de sua palestra para ajudar nas obras do Cristo.
E foi entre músicas, abraços, reflexões e lágrimas que o público se despediu da Jornada da Espiritualidade, com a palestra desafiadora de Jorge Trevisol. Para a comissão organizadora, a receptividade e o sucesso do evento serão motivos para continuar a pensar nas próximas realizações.