Dinâmica foi exclusiva para empresas e voluntários do arranjo
Uma oportunidade para aproximar empresas, identificar oportunidades e gerar novos negócios. O Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, em parceria com o Sebrae VTRP, reuniu na biblioteca da Univates mais de 30 empresários e voluntários para a primeira Sessão de Negócios. No encontro realizado nesta segunda-feira (27) os participantes puderam apresentar o negócio, produtos, serviços e ofertas. “O objetivo é ampliar as redes de relacionamento, multiplicar serviços, evoluir a relação para que se possa gerar resultados” explicou a Analista de Articulação de Projetos do Sebrae, Soraia Gerhardt.
Luis Mörschbächer, empresário do ramo de controle de pragas, higienização e consultoria ambiental participou da sessão e afirmou que a experiência foi positiva. “ Estamos trabalhando há pouco mais de um ano juntos e muitos nem se conheciam tão bem como se conheceram hoje. Pude conhecer novas pessoas, novas empresas, novos fornecedores, dessa forma, crescemos como movimento, como associativismo.”
Para a Conservas Janaína, de Mato Leitão, uma das mais novas empresas a aderir ao arranjo, o balanço também foi muito satisfatório. “ Nos surpreendemos com o que o Vale do Taquari tem a oferecer, muitas vezes não se conhece o potencial das empresas ou temos uma visão diferente das indústrias”, afirmou um dos sócios, Alexandre Augusto Schmidt.
Como voluntária do APL, a especialista em gestão financeira e empresarial, Rene Luiza Castoldi Gianisella garantiu que a sessão foi esclarecedora, com atendimento personalizado. “ É um aprendizado, uma oportunidade para explanarmos o que temos de bom”. Rafael Diehl, da Biscobom Alimentos também teve bons resultados. “ Nós adquirimos experiência, inspiração e houve muita troca de informações.”
A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini agradeceu e ressaltou a importância da parceria com o Sebrae para que ações desse porte aconteçam. “ É apenas a primeira sessão, teremos outras oportunidades para trazer cada vez mais iniciativas para fomentar a cadeia de alimentos e bebidas na região.” Já Ivandro Carlos Rosa, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, entidade gestora do APL, enfatizou essa união de esforços. “ O nosso Vale que se auto denomina Vale dos Alimentos depende do trabalho de formiguinha para somar e agregar para cada vez, por isso precisamos estar mais organizados, com o propósito de mostrar a força desse conjunto de negócios, e isso faz toda a diferença para a região”.
Clóvis Alberto Glesse é gestor do atendimento do Sebrae Vales do Rio Pardo e Taquari com experiência de mais de 15 anos nessa metodologia. “ O retorno de quem participa é muito bom, pois num curto espaço de tempo a empresa consegue interagir, criar laços e dar visibilidade para o negócio.”