O Vale do Taquari, também conhecido como o Vale dos Alimentos, é o cenário escolhido para aproximar as startups, que estão revolucionando os padrões de consumo, das indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas, o varejo, bares e restaurantes. O 1º Foodtech Summit, promovido pelo Sebrae e Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, em Lajeado, tem como objetivo entender como as inovações estão impactando e vão afetar essa cadeia. O evento contará com palestras e debates evidenciando o papel desempenhado pela tecnologia nesse contexto.
A gerente regional do Sebrae, Liane Klein, explicou que o evento tem uma característica estadual e está sendo realizado no município em função da cadeia produtiva instalada na região. “Nós estaremos realizando uma programação extensa com vários cases possibilidades para apoiar as empresas na busca do crescimento de seus negócios. Temos a temática de acesso às linhas de incentivo e institutos de tecnologia do estado, que podem estar apoiando no desenvolvimento de novos processos e produtos. Queremos com isso, sensibilizar o empresário da importância de estar atento a esses movimentos para potencializar seus resultados.”
Para a coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini, o Foodtech Summit proporcionará uma experiência fundamental a todos aqueles que desejam manter-se atualizados e envolvidos no cenário da tecnologia aplicada à indústria alimentícia.“ Uma oportunidade imperdível para adquirir conhecimentos, estabelecer conexões com outros profissionais do setor e permanecer na vanguarda das tendências, tudo contribuindo para o progresso de um segmento mais inovador, sustentável e preparado para os desafios do futuro.”
Já o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, que é a entidade gestora do APL, enfatizou a importância do evento. “ A CIC Vale do Taquari tem no APL Alimentos e Bebidas Vale Taquari seu braço estratégico para desenvolvimento e inovação na área de tecnologia de alimentos. Juntamente com o SEBRAE estamos viabilizando um evento de altíssimo nível, onde os palestrantes agregarão, com certeza, conhecimento e informação de forma acessível, totalmente gratuita. ”
Foodtechs
As foodtechs estão transformando hábitos alimentares e de consumo a partir de novas soluções tecnológicas. Estas startups inovam com o uso de ferramentas como Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA) para trazer novas perspectivas ao ramo da alimentação. Já experimentou a proteína vegetal de laboratório ou saborosos microgreens cultivados em uma fazenda urbana vertical? Essas são algumas das “invenções” sustentáveis e saudáveis que, em breve, devem se tornar tão comuns quanto o feijão com arroz nosso de cada dia.
A gaúcha Cellva, que desenvolve e produz gordura de porco por meio da cultura de células, é um exemplo de inovação neste segmento. “Este produto possui uma eficiência no custeio, gerando muita competitividade. Além disso, é igual ou superior à gordura convencional (animal), que é a melhor gordura que temos para a indústria”, explica Sérgio Pinto, fundador da Cellva, que tem sede em Porto Alegre.
Pioneira no Brasil no desenvolvimento da tecnologia de carne cultivada, a foodtech é uma das empresas que estará presente no 1º Foodtech Summit, neste dia 17/08, no Auditório do Sicredi de Lajeado (Av. Piraí, 97). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site.
“O Vale do Taquari é uma das regiões mais efervescentes da cadeia produtiva de alimentos e bebidas do Rio Grande do Sul, sendo reconhecida como ‘Vale dos Alimentos’. É muito promissora no que diz respeito ao futuro do setor no Estado. Na região também estamos desenvolvendo um projeto-piloto chamado Ecostrator Foodtech e, por isso, decidimos levar o evento para lá”, explica o coordenador da área de A&B do Sebrae RS, Roger Scherer Klafke.
O encontro também terá como foco o fenômeno das foodtechs e os desafios na inovação para as indústrias de A&B, conectando todos os elos envolvidos no setor, desde o agronegócio, indústrias, agroindústrias e varejo. “A ideia é justamente mostrar as possibilidades de negócios que existem no desenvolvimento de produtos inovadores e com alto valor agregado para contemplar toda a cadeia produtiva do segmento”, comenta Klafke.
Alimento com tecnologia
O avanço tecnológico aplicado ao setor está mudando a forma como produzimos, distribuímos, vendemos e consumimos alimentos, contribuindo de forma decisiva para a segurança alimentar e para o surgimento de novas alternativas nutricionais voltadas para a saúde e para a sustentabilidade. A comida com tecnologia impacta desde a modernização da indústria agroalimentar, passa pelos processos de conservação até o modo como os alimentos chegam à nossa mesa.
São muitas as tendências nesta área, a começar pela agricultura. No campo, a biotecnologia, a robótica agrícola e o uso de tecnologias como sensores, drones e inteligência artificial ajudam a otimizar a produção, monitorar o crescimento das plantas, melhorar a irrigação e reduzir o uso de pesticidas e fertilizantes.
A inovação chega também às etapas de processamento e conservação de alimentos, em que o uso de técnicas inovadoras de esterilização e embalagens inteligentes ampliam a vida útil dos produtos. No segmento da logística, aplicativos e plataformas digitais facilitam a entrega de alimentos, permitindo que as pessoas peçam comida online e recebam os produtos em casa, de forma mais rápida e eficiente.
Carne cultivada em laboratório
Os alimentos alternativos são uma das tendências que mais chamam a atenção, pois mexem diretamente com hábitos, costumes e desafiam paladares mais tradicionais. Entre os destaques nesta área estão a pesquisa e o desenvolvimento de soluções de origem vegetal e celular para a produção de carne, laticínios e outros produtos de origem animal, como os já citados hambúrgueres à base de plantas e carnes cultivadas em laboratório.
Há, ainda, a utilização de dados e algoritmos com aplicação na nutrição personalizada e o desenvolvimento de soluções para reduzir o desperdício de alimentos, promover a agricultura sustentável e minimizar o impacto ambiental da indústria alimentícia.
Todos esses temas vão ganhar o palco do Foodtech Summit. Na programação, estão previstos painéis como “Ecossistema de apoio às Foodtech do RS”, “Tecnologia para resultados” e “Transformando a Indústria Alimentícia”. Entre os palestrantes estão confirmados nomes como o da pesquisadora e fundadora do Voicers e TEDx Speaker, Ligia Zotini; e do futurista e estrategista Demetrio Teodorov. Além de foodtechs e startups que são cases de sucesso nos seus segmentos, o evento contará com a participação de importantes atores do ecossistema empreendedor gaúcho e de integrantes da FOODTECH ALLIANCE, como o APL de Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari, Tecnovates, Promove Lajeado, AGIL, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Instituto de Alimentos e Bebidas do Senai/RS, Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS, Cumbuca Food Hub do Tecnopuc e demais parceiros.
Confira os detalhes da programação:
08h30 – Abertura
09h10 – Palestra “O Futuro no Presente – Inovação em Foodtech” – Demétrio Teodorov
10h10 – Painel Foodtechs gaúchas e o futuro dos alimentos
Bibiana Matte – CELLVA
Giseli Buffon – SYNTALGAE
Arthur Borges – WEECAPS
Camila Monteiro – OLIVE +
Francielle Bucker – FERMENTA BIOTECNOLOGIA
Mediação – Demétrio Teodorov
11h20 – Painel: Ajudando a Transformar a Indústria Alimentícia
Jussania Gnoatto – SENAI
Juliano Barin – UFSM
Daniel Lehn – TECNOVATES
Mediação: Valmor Ziegler – NUTRIFOR UNISINOS
12h00 – Intervalo para almoço
13h30 – Painel: Inovando o Ecossistema Varejo e Indústria através da Cultura de Dados
João Carlos Pinto Miranda – FRUKI
Ariana Maia – INOVAMATE
Mario Ruggiero – SCANNTECH
Mediação: Dra. Renata Ramos – Blue Biz
14h30– Painel: Ecossistema de Apoio à Foodtech no RS
Rogerio Assis Brasil – Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS
Carlos Aranha – SLC
Jordão Gheller – EMPRAPII
Fabricio Diedrich – SICREDI
Mediação: Graziela Bogorni – SICREDI
15h30 – Painel: O Futuro dos Alimentos no Brasil e no Mundo
Anne Pieres – PLANT PLUS FOODS
Geraldo Maia – PINK FARMS
Josie Nascimento – GATHERED FOODS
Mediação: Cristina Leonhardt – SRA. INOVADEIRA
17h00 – Palestra Magna: Uma Viagem ao Futuro das Foodtechs – Ligia Zotini
18h00 – Encerramento
Atividades pós-evento:
18h15 – Reunião plenária do movimento FOODTECH ALLIANCE RS
Local: Vibee Unimed VTRP
18h30 – XHour (happy hour especial)
Local: Pê05 Terrazza Di Primo Camilo