Ex-atleta da ginástica artística e multicampeã Daiane dos Santos palestra em evento de aniversário da CIC Teutônia
Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento de aniversário de 22 anos da CIC Teutônia, realizado na noite de 1º de dezembro, na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru. Na oportunidade a ex-atleta da ginástica artística e multicampeã Daiane do Santos proferiu a palestra “Resultado de campeão, cabeça de campeão – trabalho em equipe, disciplina, superação e mudanças”.
Determinação e motivação
Esbanjando simpatia, Daiane subiu ao palco com seu sorriso marcante e, por cerca de uma hora, encantou a todos com relatos de sua trajetória como atleta e os novos desafios na vida profissional após deixar as competições.
A abertura foi com vídeo da conquista inédita da medalha de ouro no Campeonato Mundial de 2003, apenas dois meses após cirurgia no joelho. Daiane lembrou o início na modalidade, aos 11 anos de idade, com a professora Cleusa; o período de treinamentos em Curitiba, com o ucraniano Oleg Ostapenko, treinador da seleção brasileira feminina de ginástica artística; as conquistas; as dificuldades; e as novas oportunidades que o esporte têm lhe proporcionado. “Quando se vê o resultado de sucesso, muitos não sabem o caminho árduo que foi percorrido. Dez anos antes desse mundial nos Estados Unidos eu sequer imaginava que viria a me tornar a melhor ginasta do mundo. Na verdade, o que eu mais queria era me tornar a melhor ginasta que eu poderia ser, era essa a responsabilidade que eu tinha comigo mesma”, disse.
Ao falar de superação, definiu como sendo “a resistência diante de momentos de dificuldade”. Também valorizou muito a disciplina e a resiliência, características que “me construíram, pois ter um objetivo é doação, é ceder por amor”.
Hoje formada em Educação Física e pós-graduada em Gestão Esportiva, Daiane atua como comentarista da TV Globo e SporTV, tendo participado das transmissões do Pan de Lima (2019) e das Olimpíadas de Tóquio (2021). “Eu acreditei no sonho e trabalhei muito por isso. Ao mesmo tempo, contei com o apoio de muitas pessoas, pois ninguém faz nada sozinho. O trabalho em equipe é fundamental, somar esforços, olhar para o lado e dar uma palavra de apoio é muito importante. Nem sempre as coisas vão dar certo, nem sempre seremos fortes, mas a união faz as coisas acontecerem”, valorizou.
Depois de 18 anos como atleta, Daiane planejou a saída das competições. “Essa transição de carreira nunca é fácil, o ‘divórcio’ da ginástica foi muito difícil, exigiu muita preparação, mas também me mostrou novas oportunidades”, frisou, referindo-se ainda às dificuldades impostas pela pandemia. “Todos nós tivemos que nos adaptar às mudanças trazidas pela pandemia, mas que também oportunizou coisas boas, como a possibilidade de ter, a cada dia, novas formas de fazer o nosso trabalho. Essa mudança nos faz crescer e melhorar, desenvolve a criatividade e incentiva a inovação. Não ignorem as oportunidades que a vida apresenta, não tenham medo do novo, somos muito mais fortes do que imaginamos”, concluiu, aplaudida de pé, parabenizando a CIC pelo aniversário a valorizando todas as pessoas que fazem parte da história de 22 anos da entidade. “Sem dúvida muitas pessoas deram a sua contribuição para tornar a CIC o que ela é hoje.”
Força do associativismo
O presidente da CIC Teutônia, Airton Roque Kist, agradeceu a presença de todos e valorizou a força do associativismo. “Somos uma entidade jovem, mas já somos a maior entidade empresarial do Vale do Taquari em números de associados, que hoje somam 551 empresas. Tudo isso é fruto da dedicação da diretoria voluntária e do nosso grupo enxuto de colaboradores, num trabalho em equipe e de muita eficiência. E a Daiane dos Santos representa isso, é um exemplo de pessoa que faz a diferença.”
Ao fim do evento as equipes de empresas puderam tirar fotografias com a palestrante. A programação contou com o patrocínio de Sicredi Ouro Branco.