Porto Alegre, 22 de dezembro de 2016 – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS) tem como meta para o próximo ano estimular a cultura da inovação nas empresas, desenvolver profissionais nas competências de liderança e gestão as quais atendam aos desafios das empresas, e atuar no desenvolvimento de carreiras formando jovens para o mercado de trabalho e preparando as empresas para receberem esses jovens talentos. Em 2017, as atividades do IEL serão aquelas com maior potencial de impactar o futuro. A intenção é explorar cenários (workshops Telescópio e Metamorfose), construir estratégias baseadas em inovação (Aceleração + Competências para a Inovação), mudar o mindset das lideranças (Educação Executiva e Coaching), modernizar a gestão (Capacitação Empresarial), encaminhar jovens para o mercado de trabalho (Estágio + Talentos em Debate) e preparar as empresas para receberem esses talentos (Diálogos para o Futuro).
Neste sentido, em 2016, foram realizados 3,7 mil atendimentos a empresas com 120 horas prestadas em consultorias e assessorias. Também este ano o IEL-RS inseriu 873 estagiários, e teve 35 novos contratos com empresas. Ainda contou com 3,1 mil inscrições em programas de capacitações de estudantes.
Os eventos com maior destaque foram o 4º Fórum de Inovação, que abordou o tema “Design Thinking na Vida Real”. Além de especialistas como Marcelo Quinan, fundador da NoOne, e Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica da USP, também houve relato de empresas. O evento que teve 400 participantes. Com parceria da INSPER, o Educação Executiva teve como tema “Contexto Brasil e os impactos para execução da estratégia” e foi realizado no Ecoresort Vila Ventura, em Viamão, nos dias 7 e 8 de novembro. O Talentos em Debate, em 27 de setembro, teve como objetivo promover uma discussão sobre o mercado de trabalho atual bem como estabelecer um diálogo sobre desenvolvimento de carreiras e a orientação profissional para jovens. Ao longo do dia foram realizadas cinco palestras sobre: Como tirar as ideias do papel, Futuro e Tecnologia, Trabalho e Diversão a partir da ótica da indústria de games, O mundo das Startups e sobre Resultados. Contou ainda com dez oficinas sobre temas diversos que ocorrem nos intervalos das palestras principais.
O Programa de Capacitação Empresarial foi lançado em março com palestra de Moysés Simantob, que abordou o tema: “Valorização e incentivo à inovação”, em Passo Fundo. Já o workshop Insights para uma Visão de Futuro, com a Hyper Island, no dia 23 de março contou com a participação de 94 pessoas oriundas de 87 empresas. Além disso, foram realizadas oito edições dos workshops de inovação do IEL em Porto Alegre, Passo Fundo e Bento Gonçalves, com um total de 157 participantes de 42 empresas. Outra ação realizada foram os dois workshop Toolbox na Capital e em Caxias do Sul. O Inova Talentos contou com 168 bolsistas e 90 empresas com o objetivo ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro.

CIC
Dia “A” do Associativismo em Estrela terá mutirão em escola infantil mantida por “associação”
Estrutura de educação infantil que atende mais de 130 crianças