A famosa fábula da “Formiga e da Cigarra” desde a infância nos faz questionar se é melhor simplesmente aproveitar o dia de hoje ou nos preparar para o futuro. O dilema encontra uma solução na Educação Financeira, que defende a ideia do bem-estar e qualidade de vida no presente com uma garantia para eventuais imprevistos amanhã ou depois. Para auxiliar no ensino e prática da economia, corte de gastos e acúmulo de dinheiro, a Sicredi Integração RS/MG dispõe de uma série de alternativas, como os investimentos, os quais, além de segurança e tranquilidade, representam uma reserva de valores. “É uma forma de realizar seus objetivos, como comprar um carro, fazer uma viagem ou se aposentar, de forma planejada e com custos mais reduzidos. Também contribui para o aumento da renda e do patrimônio das pessoas. O investimento acaba trazendo maior segurança para a vida financeira e pessoal”, esclarece o gerente de negócios da cooperativa, Jefferson Mattei.
De acordo com ele, o Sicredi possui diversas opções de investimentos, desde a tradicional poupança, até produtos de renda fixa, Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), e os fundos de investimento: de renda fixa, multimercado e de ações; além da previdência privada. Cada um deles é indicado ao associado de acordo com seus objetivos e o grau de risco que ele aceita assumir, o qual pode caracterizar perfil conservador, moderado ou agressivo.
Uma das alternativas mais populares é a poupança, um produto com baixo risco, isento de imposto de renda e indicado para quem quer acumular ou economizar para adquirir algo no futuro. Também bastante conhecida, a previdência privada é um tipo de investimento com o objetivo exclusivo de garantir uma reserva para quando a pessoa vier a se aposentar. “Ela tem alguns benefícios específicos que se tornam bem interessantes com o passar do tempo, como por exemplo uma tributação de imposto de renda diferenciada, exclusão do inventário e ainda, dependendo da modalidade que o associado escolhe, pode se deduzir valores do imposto de renda”, descreve Mattei.
O gerente ressalta que alguns fatores devem ser considerados na hora de efetuar um investimento, como o risco, prazo, objetivo e destino do capital: “É preciso transparência e confiança, pois não se pode esquecer que é o seu dinheiro que está sendo aplicado”. Ele também alerta que investimentos exigem planejamento para que não se tenha problemas no futuro. “Outra dica que dou é que os associados guardem, nem que seja um pequeno valor, mas economizem, como se isso fosse uma despesa normal, tipo água e luz. Assim já pode contabilizar como débito do seu dia a dia e aos poucos vai pegando o hábito de guardar valores, contando ainda com o juro que recebe e que vai contribuir para o aumento do montante aplicado”.
Principais investimentos disponíveis na Sicredi Integração RS/MG
* Poupança: produto com baixo risco, isento de imposto de renda. Parte dos recursos captados no produto são utilizados para crédito rural e crédito imobiliário.
* Renda fixa: produto com baixo risco, possui tributação de imposto de renda. A rentabilidade pode evoluir conforme volume e prazo que permanecerá no produto.
* LCA (Letra de Crédito do Agronegócio): produto de baixo risco, isento de imposto de renda. Indicado para quem gosta de diversificar seus investimentos.
* Fundos de investimento de renda fixa: Existem fundos de risco baixo a risco médio, indicado a prazos mais longos. São geralmente ideais para investidores que querem diversificar suas carteiras. Os fundos geralmente possuem aplicações em títulos de renda fixa, tanto privado como público, e também em outros ativos, dependendo do tipo de fundo de investimento.
* Fundos de investimento multimercado: Indicado para longo prazo, para investidores de perfil moderado, que buscam diversificar seus investimentos em mercado de renda fixa, variável e derivativos. Possui risco alto.
* Fundos de Investimento de ações: Indicado para longo prazo, para investidores de perfil agressivo, que buscam diversificar seus investimentos em mercado de renda variável. Possui risco alto.