“Uma empresa ajuda as outras, num formato estruturado com base no associativismo”. A afirmação foi pelo presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC VT, Ivandro Rosa, em reunião virtual com associados na quarta-feira (21), sobre a implantação do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari. A CIC VT deve ser a entidade gestora do APL, pois tem a participação de associações comerciais, câmaras de dirigentes lojistas (ACIs/CDLs/CIC) de 20 municípios da região. A área de abrangência do Arranjo equivale a mesma extensão territorial do Codevat, desde Tabaí- Taquari até Arvorezinha- Itapuca.
De acordo com Rosa, o papel da CIC VT é organizar as demandas do arranjo, implantar ações voltadas para as empresas com a mesma especialização produtiva, buscando o crescimento do setor através da criação de cursos, treinamentos e visitas técnicas, entre outros. Na reunião o presidente destacou ainda os objetivos do APL, os benefícios para as empresas e quais as regras que estão sendo apuradas para participação no Arranjo. Uma delas é que a empresa seja associada de uma associação comercial ligada à CIC VT.
A entidade regional com apoio das associações comerciais quer fortalecer a identidade do vale dos alimentos, mas para isso é preciso muita informação e qualificação, frente as novas demandas do mercado. “Através desse processo de construção coletiva e da ajuda mútua entre empresas, nós conseguimos viabilizar esse APL regional, que vem ao encontro da necessidade das empresas dos segmentos de alimentos, bebidas e cadeias complementares a seguirem na vanguarda da produção de alimentos,” afirmou Rosa.
As associações comerciais vão intermediar essa ligação entre as empresas e o Arranjo. Cabe a cada uma indicar os CNAEs com atividades principais e complementares. Está previsto também um cronograma de atividades em cada município.
Sobre o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari
A ideia partiu de um grupo de empresários liderados pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado- ACIL e com apoio do Sebrae RS e VTRP. O propósito da CIC VT é fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável e integrado do Vale do Taquari por meio do associativismo regional.
CIC-VT- A Força Associativa do Vale