No mês de setembro, outro empreendimento do Programa Avícola da Cooperativa Dália Alimentos completará um ano de atividades. Será o Incubatório, localizado na comunidade Palanque Pequeno, distante três quilômetros da RSC-453, no município de Mato Leitão.
Edificado em uma área afastada de qualquer tipo de outra instalação avícola e protegido por barreiras sanitárias, físicas e naturais, o Incubatório consiste na segunda etapa do processo de produção que envolve a cadeia produtiva do Programa Avícola estruturado pela cooperativa – sendo o primeiro o Matrizeiro ASA, localizado em Vale Verde; o terceiro os condomínios, localizados em nove diferentes municípios; e o último, e não menos importante, o frigorífico, situado em Palmas, na cidade de Arroio do Meio.
De acordo com o encarregado pelo Incubatório, Marcelo Santos, no dia 23 de setembro a unidade completará o primeiro ciclo de atividades e, nos últimos 11 meses, foram registrados bons índices de produção e produtividade. “Embora nova, a planta vem atingindo resultados zootécnicos satisfatórios, com excelente qualidade de pintinhos com um dia de vida. Agora, 100% da matéria-prima é da Dália Alimentos, oriunda do Matrizeiro ASA, responsável por entregar ao Incubatório ovos com alta qualidade, controle sanitário e rastreabilidade, garantindo a eficiência produtiva que almejamos”.
A unidade em Mato Leitão funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. São 26 funcionários capacitados e divididos em três turnos de trabalho, priorizando a qualidade e eficiência do produto final, que são os pintinhos. Ainda, segundo Marcelo, a produção semanal está em 175 mil aves, mas a capacidade de incubação da planta é para alojar até 280 mil aves/semana, projeto para o futuro, quando o mercado avícola apresentar melhoras.
Para Marcelo, incrementar os rendimentos do Incubatório, ou seja, ovos incubados versus pintinhos nascidos, significa produzir um volume satisfatório e de acordo com a linhagem da matriz, com animais saudáveis, fortes e uniformes, requisitos básicos para alcançar os objetivos e as metas. “A Dália Alimentos disponibiliza da melhor tecnologia de incubação, de máquinas com a mais recente tecnologia neste segmento”, ressalta.
Ele também explica sobre a importância de evitar perdas causadas por contaminações ou doenças, garantindo toda a biosseguridade que o local exige. “É essencial que o incubatório disponha de equipamentos e sistemas eficientes de desinfecção. Ovos e pintinhos precisam ser mantidos em um ambiente climatizado, desde o momento em que os ovos embrionados chegam ao incubatório até o momento em que os pintinhos são transportados aos condomínios avícolas para a produção de frangos de corte”, ressalta.