A Cooperativa Dália Alimentos distribuiu kit escolar para 65 crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jordão Pinto da Silva Neto, do município de Fontoura Xavier, na terça-feira, dia 22. O kit é composto por mochila, caderno, estojo, copinho de giz de cera, cofrinho, lápis de cor preto e apontador, materiais que totalizaram o valor de R$ 3.770,00.
Conforme o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Piccinini, este programa busca atender crianças de 0 a 12 anos. “O Programa Criança Dália é uma forma da cooperativa retribuir às comunidades das regiões onde atua, por isso o motivo de se trabalhar a solidariedade. É um programa social que objetiva o bem-estar de todas as crianças”, relata.
Piccinini reforçou que iniciativas como esta são resultantes da cultura da Dália, que carrega em sua essência os princípios do cooperativismo e da solidariedade. “O que nos motiva é ver a alegria das crianças. Já atendemos um número muito expressivo delas, mas continuamos as ações para atingirmos o maior número possível de comunidades das oito microrregiões. Com isso, queremos melhorar a qualidade de vida das famílias, e, principalmente, que as crianças cresçam felizes com oportunidades de boa educação”, salienta.
Na solenidade, que ocorreu na Sede Administrativa da Prefeitura de Fontoura Xavier, o kit foi entregue ao aluno Yago Arbusti Oliveira, que representou todos os colegas da escola.
Para a diretora da EMEF, Roberta Santos, esse material escolar é muito importante para os estudantes. “Somos muito gratos pela doação da Dália. Desta forma concretizamos o aprendizado em uma fase muito importante das crianças”, afirma.
De acordo com o prefeito Luiz Armando Taffarel, esse trabalho da Dália é fundamental para a comunidade. “A cooperativa é um bom exemplo, pois tem por objetivo fortalecer o interior”, ressalta.
De acordo com a Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Turismo de Fontoura Xavier, Miriam Ortiz, o apoio da cooperativa trouxe esperança. “É uma satisfação receber a Dália no município. Este período da pandemia fragilizou muitas as comunidades, principalmente no setor da educação, por isso este aporte chegou em boa hora”, comenta.
Miriam foi quem articulou o cadastro da escola até a entrega dos kits, que contou com o apoio do conselheiro da Dália na região, Valmor Pappen, dos delegados Gilmar da Silva e Alencar Faria, entre outros produtores como Dirceu da Cunha. “Inscrevi as dez escolas do município em programas de diversas empresas, mas somente a Dália se dispôs a nos visitar e atender nossa demanda social”, conta.
Criança Dália
O Programa Criança Dália foi instituído em 1998 e atende nos âmbitos da educação, cultura, esportes, recreação e saúde. Nele, são favorecidos escolas, hospitais, associações, ONG’s e outras entidades que acolhem esse público-alvo. Desde 2015, são destinadas 1,5% das sobras líquidas da cooperativa para manutenção do programa.