Visita realizada no último dia 9 em Arroio do Meio serviu para troca de experiências
Arroio do Meio– O grupo formado por 15 empresários do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari e apoiadores visitou a Vale Log, uma das maiores cooperativas de transporte do país. Essa é a 2ª visita em pouco mais de um mês, a primeira missão técnica foi na Unimed Central RS em Canoas, na região Metropolitana de Porto, no mês de maio.
Com uma frota aproximada de 170 caminhões graneleiros, a Vale Log transporta grãos e fertilizantes, possui capacidade de carga de mais de 61.000 toneladas/mês. São em média 160 cooperados. O grupo conheceu toda a estrutura da cooperativa que tem uma frota 100% equipada com sistema de rastreamento, além da base de abastecimento e escola de qualificação profissional para motoristas de caminhão.
No local funciona ainda a Rede Transporte, uma referência nacional que tem como objetivo organizar e gerar, de modo centralizado, a aquisição de bens e serviços de interesse dos transportadores cooperados. A Central conta com mais de 3.500 cooperados, pouco mais de 3 mil veículos e atua nos segmentos de cargas, granel, líquida, seca, agropecuária, com abrangência nacional e internacional.
O coordenador do grupo e também diretor de Indústria da CIC VT, Anderson Capitanio, explicou que a visita foi motivada para promover uma troca de experiências entre o APL e a Vale Log. “ Ficamos impressionados com a gestão financeira e pessoal. A Rede Transporte até o momento registrou uma economia, só em óleo diesel, de R$630.000,00.”
O presidente da Vale Log, Adelar Steffler reforçou que a Rede adquire insumos com menor preço e assim consegue ter um resultado mais positivo. “ Na venda de pneus em 2021 houve uma redução de 15% em cada unidade, gerando uma economia de R$250 por pneu para os cooperados. Nós estamos à disposição para auxiliar o APL, caso tenha interesse na criação de uma central de compras. ”