Assembleia traçou estratégias de atuação
Lajeado – Com a presença de 30 representantes de instituições de ensino, órgãos públicos e empresários que fazem parte do arranjo, foi realizada no dia 30 de junho, a primeira reunião plenária do grupo, após o reconhecimento por parte do Governo do Estado. A homologação foi publicada no Diário Oficial no dia 13 de junho.
O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa recordou o período de espera e o empenho da região para conseguir a certificação. “ O APL vai ser mais uma ferramenta como outras que já dispomos para destravar vários nós que até aqui não estávamos conseguindo e isso vai alavancar a economia da região. ” A CIC VT é a entidade gestora do arranjo e tem como um dos parceiros o Sebrae, que auxilia na governança.
Durante o encontro, foi definida a marca do APL, desenvolvida de forma voluntária pela agência IM Brasil de Santa Clara do Sul. A Coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini apresentou o propósito do Arranjo que é fortalecer o setor de alimentos e bebidas do Vale do Taquari através do APL. Ela enfatizou que o Vale é muito forte e rico em alimentos e bebidas. “ A gente precisa entender que é mais fácil ganhar nesse mercado competitivo quando somamos esforços, todo mundo se fortalece, com isso vamos gerar ótimos frutos.”
Objetivo do APL AB VT
Aline mostrou que o trabalho no APL permite o aumento da competitividade das empresas integrantes, com isso vai ser possível a disponibilização e capacitação de recursos humanos, a inovação e melhoria de produtos, processos e serviços, integração da cadeia e representação setorial. A Coordenadora ressaltou ainda os benefícios como o fortalecimento em pleitos por meio de ações integradas, participação em Editais do Governo, pontuação nos projetos FUNDOPEM, acesso facilitado a serviços de crédito e financiamento, participação em feiras e eventos e compras conjuntas de insumos.
Regras para fazer parte do APL AB VT
A empresa deve ser associada a alguma entidade comercial municipal participante da CIC VT, aderir formalmente ao APL e participar ativamente das reuniões e iniciativas do Arranjo. No encontro, o grupo ainda definiu valores da adesão e a cobrança de mensalidade a partir do próximo ano, além do calendário de reuniões.
Ações previstas do APL AB VT
Nos próximos meses, a entidade pretende identificar as necessidades de recursos humanos qualificados para o setor de alimentos e bebidas do Vale do Taquari, assim como as ofertas de qualificação disponíveis, realizar encontros de trocas de experiências entre as empresas participantes, realizar Workshop com a palestras técnicas das empresas fornecedoras de matérias primas e insumos para mostrar as tendências de mercado, inovação, tecnologias, buscar acesso facilitado a linhas de crédito e de financiamento e disseminar formas de acesso ao Fundopem, FINEP e outros.
Segundo Aline, o próximo passo é tornar a região reconhecida como Vale dos Alimentos. Paralelo a isso, a entidade vai tentar atrair novos negócios para a região.