A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari quer ajudar as empresas a se posicionarem e tornarem cada vez mais competitivas, uma tarefa desafiadora para gestores de pequenos negócios. Quais são as formas de apresentar a marca no mercado digital? Foram esses desafios que levaram a entidade regional a propor o curso de marketing digital e vendas na internet nos dias 9 e 10 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio.
A iniciativa partiu da diretoria de Comércio e Serviços, depois da pesquisa sobre operfil de empresários no e-commerce realizada há seis (6) meses, com apoio das associações comerciais e Câmara de Dirigentes lojistas locais. O diretor da pasta, Renato de Vargas, explicou que mais de 200 empresas participaram da pesquisa, a maioria micro e empresas de pequeno porte e têm mais de dez (10) anos de atuação.
Segundo a amostra, 41% já vendem pela internet ou têm interesse em se aventurar pelo e-commerce. A pesquisa apontou ainda as dificuldades que o setor enfrenta para não investir no e-commerce, 29% tem falta de mão de obra qualificada, 21% considera alto o custo fixo. “ Nesta pesquisa pudemos observar que tem um grande número de comerciantes que estão perdendo excelentes oportunidades de venda por não estarem inseridos no meio digital. É um campo vasto para ser explorado. Queremos oferecer com o curso de marketing e vendas alternativas para auxiliar esse associado com dificuldades. ”
No dia 20 de outubro a diretoria vai apresentar os dados na íntegra para os presidentes das associações locais, executivos e diretores de comercio e serviços. O presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, reforça que a entidade quer contribuir, buscar convergência com as associações comerciais locais e cdls. “ Queremos com esse curso superar essa dificuldade de treinamento, qualificação e mão de obra e atende um dos princípios do associativismo que defendemos que é qualificar e treinar as equipes.”
O curso vai abordar desde o comportamento do consumidor digital, usando o cadastro de clientes para vender mais; mecanismos de marketing de indicação; como funciona o funil de vendas digital; escolhendo o (s) canal (is) de comunicação ideal (is) até como definir os conteúdos e criar um calendário de postagens para o mês inteiro. A capacitação será feita pela Flip Estratégia que vai disponibilizar material impresso complementar. A empresa tem sete anos de experiência na atividade. O curso tem duração de 6 horas. Garanta logo a vaga, para os 15 primeiros inscritos o valor é de R100,00, depois o investimento é de R$150,00. O curso tem o patrocínio de Sicredi Região dos Vales.
O consultor da CIC VT, Eduardo Bockel alertou que a pesquisa que a Diretoria de Comércio e Serviços da entidade regional realizou apontou um cenário que exige atenção. O diagnóstico demonstrou que existe uma grande oportunidade para alavancar o mercado on-line, sendo necessário a instrumentalização dos empresários. “ O treinamento que a CIC VT está promovendo foi customizado, de acordo com os cenários que a pesquisa apontou, e vai potencializar as vendas dos comerciários, ainda mais no período de final de ano, considerado aquecido para o setor.”
Serviço: Curso de marketing digital e vendas na internet
Dias: 9 e 10 de novembro
Local: Acisam – Arroio do Meio Rua Visconde do Rio Branco, 527, Centro
Horário: 19 horas
Informações: (51) 9 96534546 e pelo e-mail: cic@cicvaledotaquari.com.br
Valor: R$ 100 para as primeiras 15 inscrições, depois R$150,00.