A inserção no mercado digital requer capacitação
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari divulgou um levantamento que apontou o perfil das empresas da região no comércio eletrônico. A apresentação dos dados para presidentes, executivos e diretores de comércio e serviços ligados à entidade regional foi por meio de uma reunião virtual, na noite de quinta-feira (20). O estudo, feito pela internet em parceiria com as associações comerciais ligadas à CIC VT, teve a coordenação do consultor Eduardo Bockel, na pasta da diretoria de Comércio e Serviços.
O presidente da entidade, Ivandro Carlos Rosa destacou que a pesquisa apontou um diagnóstico mais claro das necessidades, e com base nesses dados as associações podem montar estratégias de qualificação. “É um assunto que temos que estar cientes que precisamos nos dedicar, não vai se revolver em uma única ação. Temos que ter uma sequência de ações para gradativamente irmos resolvendo esse difícil problema que é a necessidade das pessoas se preparem para esse novo momento que estamos vivenciando. ”
Mais de 200 empresas participaram da pesquisa, 61% do comércio e 39% serviços. Os dados revelaram que a maioria são micro e empresas de pequeno porte e têm mais de dez (10) anos de atuação no mercado. Segundo a amostra, 41% já vendem pela internet ou têm interesse em se aventurar pelo e-commerce. Eduardo ressaltou que existe um grande mercado para ser explorado, em termos de capacitação dessas empresas no mercado digital. “Outro dado importante que apuramos foram as dificuldades para quem investe no e-commerce, como a questão do frete que pode tornar a venda na internet menos competitiva para os empresários da região, pois boa parte da matéria-prima vem de grandes centros”, afirmou Bockel.
Para o público que já investe no comércio digital as vendas online chegam a representar mais de 40% do faturamento. 82% das empresas que vendem pela internet tem como motivações atrair novos clientes e acompanhar a tendência. Os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook lideram os canais de venda. A grande maioria (72%) não faz anúncios regularmente na internet e 81% ainda prefere manter atendimento físico. A pesquisa apontou ainda as dificuldades que o setor enfrenta para não investir no e-commerce, 29% têm falta de mão de obra qualificada, 21% considera alto o custo fixo.
O diretor de Comércio e Serviços da CIC VT, Renato Vargas, explicou que os números levantados serviram de base para a entidade regional disponibilizar o curso de marketing digital e vendas online. A capacitação vai ocorrer nos dias 9 e 10 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio. O curso tem o patrocínio de Sicredi Região dos Vales.
De acordo com Tonho Soares, um dos sócios da agência responsável pela capacitação, o empresário precisa entender que é necessária uma mudança de atitude. “ Antigamente uma loja de roupas concorria apenas com o comércio local, hoje grandes redes estão disponíveis com muita facilidade e é preciso se adaptar aos novos cenários. ”
Curso de marketing digital e vendas na internet
O curso vai abordar desde o comportamento do consumidor digital, usando o cadastro de clientes para vender mais; mecanismos de marketing de indicação; como funciona o funil de vendas digital; escolhendo o (s) canal (is) de comunicação ideal (is) até como definir os conteúdos e criar um calendário de postagens para o mês inteiro. A capacitação será feita pela Flip Estratégia que vai disponibilizar material impresso complementar. A empresa tem sete anos de experiência na atividade. O curso tem duração de 6 horas. O investimento é de R$150,00. O curso tem o patrocínio de Sicredi Região dos Vales.
Serviço: Curso de marketing digital e vendas na internet
Dias: 9 e 10 de novembro
Local: Acisam – Arroio do Meio Rua Visconde do Rio Branco, 527, Centro
Horário: 19 horas
Informações: (51) 9 96534546 e pelo e-mail: cic@cicvaledotaquari.com.br
Valor: R$150,00.