CIC VT, com apoio das entidades associadas, quer incentivar o associativismo regional por meio do relacionamento e estimular a cultura associativa
Pelo calendário oficial, o dia do associativismo é comemorado em 30 de abril. A iniciativa está presente no dia a dia, e muitas vezes nem nos damos conta, pois com frequência vemos a união de esforços em prol de uma causa, uma força transformadora capaz de mobilizar uma comunidade inteira. O associativismo tem um papel fundamental para o crescimento de um município, uma região, estado e país.
São inúmeros tipos de associações: filantrópicas, de moradores, pais e mestres, em defesa da vida, culturais, desportivas, sociais, consumidores, de classe, trabalho e rurais, mas todas com o mesmo propósito, conseguir benefícios comuns para seus associados, por meio da construção de ações coletivas.
No Vale do Taquari, o associativismo, assim como o cooperativismo, são elementos culturais que configuram pontos fortes nas cidades que compõem o Vale do Taquari. De acordo com o consultor da CIC VT, Eduardo Bockel, o associativismo representa um movimento mundial intenso e tem se destacado cada vez mais na região, fruto da incorporação das pautas sobre educação associativa continuada no planejamento das Entidades. “ O Dia Nacional do Associativismo é uma oportunidade de reconhecer a importância dessa prática para o desenvolvimento social e econômico do país, além de incentivar a criação de novas associações e a valorização das já existentes. Neste mês de Abril todas as Entidades filiadas à CIC VT foram desafiadas e se mostraram engajadas neste movimento inédito que está colocando o associativismo em destaque no nosso Estado.”
Origem no Brasil
O associativismo no Brasil tem origem na chegada da família real portuguesa, em 1808. Em 1809 foi criada a Associação Comercial do Rio de Janeiro, e em 15 de julho de 1811, a Associação Comercial da Bahia. Cabe destacar que o movimento associativista começou com a fundação da Associação Comercial de Salvador e espalhou-se pelo país.
Em 1884, em São Paulo, é fundada a Associação Comercial e Agrícola. Pelos registros essas foram as primeiras associações comerciais do Brasil.
Princípios do associativismo
Livre adesão – As associações são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócios, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero.
Gestão democrática e transparente-As associações são organizações democráticas, controladas pelos seus sócios, participantes ativos nas suas políticas e na tomada de decisões, por meio das assembleias, sendo os eleitos como representantes, responsáveis perante a entidade e os associados.
Participação econômica dos sócios- Os associados contribuem com mensalidades, distintas para diferentes categorias e tamanhos de empresas, mecanismo de custeio da entidade e acordadas em assembleia, bem como mecanismos alternativos para geração de receitas, por meio das soluções empresariais.
Autonomia e independência – As associações são organizações autônomas e independentes, de ajuda mútua, cuja gestão cabe aos seus associados, sem influência externa, para evitar privilégios individuais em detrimento da coletividade.
Aperfeiçoamento contínuo e valorização da educação – As associações devem promover e incentivar a educação e a formação de seus associados, dirigentes (conselheiros e diretores) e demais funcionários, de modo a contribuir para o desenvolvimento e estimular a cultura e comportamento associativo de ajuda mútua, além da inovação.
Interação entre associações – Para fortalecer o associativismo e atender o associado de forma mais eficaz é importante que as associações trabalhem juntas, através de estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
Compromisso com a comunidade – As associações trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, municípios, regiões, estados e país.
CIC VT – 18 anos
A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari completará 18 anos no dia 23 de junho de 2023. A entidade cumpre um papel relevante em pautas importantes, e em seu planejamento estratégico atual estabeleceu um tema para desenvolver ainda mais a cultura do associativismo, por meio do fortalecimento das entidades associadas, assegurado pelo propósito da CIC que é “Fortalecer o desenvolvimento econômico integrado do Vale do Taquari por meio do associativismo sustentável.”
O presidente da entidade, Ivandro Carlos Rosa defende que o associativismo é um marco para as entidades comerciais e empresariais, pois representa a união de forças, a defesa de pautas comuns, a busca pelo conhecimento para encontrar soluções inovadoras, bem como, valorizar sua atuação junto à comunidade na qual está inserida. “ Esse movimento regional de fortalecimento da cultura do associativismo tem o objetivo de enaltecer a atuação voluntária dos empresários e dar condição de cada vez mais, nos seus municípios, lutar para melhoria do ambiente de negócios e defender as empresas que geram tributos, produzem divisas para os municípios. Dessa forma, as pessoas vão ter mais autonomia, melhorar as condições de renda e todos juntos construiremos uma região cada vez mais forte, buscando o desenvolvimento sustentável, que é o nosso propósito maior da entidade.”
Dia Nacional do Associativismo
O objetivo da campanha Dia Nacional do Associativismo é estimular o engajamento das entidades (Associações Comerciais, Câmaras de Indústria e Comércio, Câmara dos Dirigentes Lojistas) e seus respectivos associados no movimento do associativismo regional, fomentando assim, a cultura de cooperação e fidelização do associado aos propósitos das instituições representativas.
As ações têm como objetivos:
- Fomento à cultura do associativismo
- Estímulo ao empreendedorismo
- Promoção da sustentabilidade
- Incentivo do desenvolvimento social
A diretoria de Relação com o Associado e Desenvolvimento Associativo da CIC VT está coordenando a campanha. Claus Wallauer, um dos diretores da pasta, explicou que as entidades estão programando diversas ações, entre elas, materiais de divulgação em redes sociais, reunião-almoço, plantio de árvores, podcast e entrevistas. “Estar junto a CIC VT representando a diretoria do associativismo representa o grande propósito do associativismo, que é unir nossas forças em prol do bem coletivo. Nesta campanha estamos unindo estratégicas de cada entidade na promoção de ações que trarão impactos para todo o Vale. Acreditamos que juntos, vamos muito mais longe. ” Já Tânia Schardong, diretora da mesma pasta, reforça a importância de celebrar a data. “ A campanha Dia Nacional do Associativismo pretende envolver todas as entidades associadas num grande movimento para disseminar e fortalecer a cultura associativista, estimular o empreendedorismo, promover a sustentabilidade e incentivar o desenvolvimento social no contexto regional.”