No quadro conheça a entidade associada da CIC VT apresentamos o histórico da Câmara de Dirigentes Lojistas de Encantado, entidade ligada à Câmara da Indústria, Comércio e Serviços Vale do Taquari desde 2012.
A história da CDL de Encantado – 53 Anos
Em 19 de outubro de 1969 um grupo de empresários, reunidos no Restaurante do Parque João Batista Marchese, na época Parque Cinquentenário, fundou a CDL e o SPC, com a finalidade de, conjuntamente, formar uma nova mentalidade empresarial.
A primeira diretoria foi composta por: Presidente Ibanor Scapini; Vice-Presidente Cezário Fontana; Secretário Átila Mazzarino; Tesoureiro Flávio Pretto; Relações Públicas Décio Bergamaschi.
Com a primeira denominação de Clube dos Dirigentes Lojistas, a entidade deu o início em suas atividades com o principal objetivo de estabelecer um diagnóstico dos clientes junto ao Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, uma reivindicação da categoria.
As informações e os respectivos registros tinham, inicialmente, origem local. Com a modernização das informações cadastrais de clientes hoje pode ser obtida de qualquer ponto do país, tendo um diagnóstico dos clientes sobre a credibilidade para venda à crédito.
Desde o dia primeiro de outubro de 2021, a entidade é “QUOD”, uma parceria com a FCDL-RS, a CDL de Encantado disponibiliza aos lojistas gaúchos uma base de dados robusta e um avançado serviço de escore de crédito utilizado por grandes bancos e empresas de vários setores, que auxiliam nas tomadas de decisão para concessão de crédito. O sistema QUOD – que foi eleito o birô de crédito mais inovador do Brasil em 2021.
Em sua sede própria, Rua Júlio de Castilhos, 1235 S/402 – Galeria Peretti, disponibiliza vários outros Serviços e Convênios, bem como: o sistema de Birô de Crédito QUOD, convênio de telefonia móvel – Assicom, Certificado Digital, certificação Soluti, através da FCDL, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS.
A CDL disponibiliza meios de promover o incremento das vendas do comércio local com a distribuição de cartazes promocionais. É apoiador e incentiva o Calçadão de Encantado, com o Natal Mais Encantado, com campanhas de vendas. Além disso, participa diretamente na organização do Jantar dos Comerciários.
Sua diretoria atual é composta pelos seguintes membros, mandato até 31 de dezembro de 2025:
a) Presidente: Luciana Hollmann
b) 1º Vice-Presidente: Diogo Spessatto
c) 2º Vice-Presidente: Valquiria Kuri Nardini
d) 1º Diretor Financeiro: Sandro Luis Cima
e) 2º Diretor Financeiro: Luciana da Silva Gritti
f) 1º Secretário: Jonas Guilherme Ferrari
g) Vice-Presidente Comercial e de Expansão: Duane Caroline Oliveira
h) Vice-Presidente de Assuntos Técnicos e Empresariais: Robison Antenor Gonzatti
i) Vice-Presidente de Assuntos Sociais, Culturais e Comunitários: Antônio Alberto Lucca
j) Vice-Presidente de Comunicação e Eventos: Zizane Cristina Radaelli
k) Vice-Presidente de Assuntos Políticos e Parlamentares: Raul Castoldi
l) Conselheiro Fiscal – Titular: Rogério Conzatti
m) Conselheiro de Ética – Titular: Hugo Johan
Hoje aos 53 anos da Entidade, a CDL conta com 80 associados lojistas. A entidade ao longo desses anos sempre esteve voltada aos interesses da classe lojista, buscando assim a união do comércio e o desenvolvimento do Município.
Confira o depoimento de Luciana Hollmann, presidente desde junho/2022 que assumiu após o falecimento do Sr. Marcelo Luiz Peretti e teve o cargo de presidente prorrogado até 31 de dezembro de 2025. Ela é a 21ª a ocupar o cargo.
“A CDL de Encantado entende que a importância do associativismo está justamente no poder que ela tem de unir forças, na troca de experiências e no olhar de transformação. Nós percebemos que depois da pandemia, não tínhamos mais como existir, manter nossos negócios da mesma maneira como vínhamos fazendo. Era chegado o momento dessa troca de experiências, desse novo olhar, de entender que poderíamos nos transformar e trabalhar diferente, até porque a sociedade muda, as pessoas mudam, as necessidades mudam, e a forma de se comunicar também.
Não tem como a CDL ficar de fora dessa transformação. Nós agora estamos vivendo aqui em Encantado e região um momento muito especial, o momento em que as portas estão sendo abertas, literalmente, por causa do turismo. Então, nós como uma entidade de representação do lojista, do comércio, estamos preocupados com a capacitação dos nossos colaboradores e com o bem-estar. Uma preocupação em poder formatar cursos e capacitar os funcionários das empresas para bem receber os turistas.
O turismo vem para mexer nesse contexto todo, primeiro a pandemia deu essa sacudida e agora o turismo está nos obrigando a refletir e a buscar novos caminhos, buscar novas fontes e estudar. Eu diria, porque não estudar? Então a gente entende que é um momento em que a entidade é chamada, mais do que nunca, a mostrar o seu papel social e o seu papel como representante de uma classe.”