Hoje, em uma reunião online, a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) se reuniram com o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella, para discutir as necessidades urgentes de mobilidade e logística na região após os devastadores eventos climáticos dos últimos meses.
Contexto da Crise
Nos últimos dez meses, o Vale do Taquari foi assolado por quatro dos seis maiores eventos climáticos da sua história, causando destruição e mobilizando a comunidade local em um esforço contínuo de reconstrução. Agora, mais de dois meses após o último evento, a região ainda enfrenta grandes desafios. A recuperação depende da velocidade e precisão das ações tomadas, especialmente em termos de infraestrutura logística e mobilidade.
Impacto Econômico
O aumento estimado de 30% nos custos logísticos regionais é uma preocupação significativa. Esses aumentos resultam das dificuldades de acesso, tempo de deslocamento e custos adicionais de manutenção e transporte. Produtores, indústrias e o setor turístico estão entre os mais afetados. Milhares de produtores não conseguem receber insumos ou enviar suas produções, enquanto indústrias enfrentam dificuldades com matérias-primas e despacho de mercadorias. O turismo também sofre com acessos comprometidos aos roteiros turísticos, empreendimentos e negócios voltados à área. A atividade turística tem se destacado como economia no Vale e precisa de acessos para reestabelecer o fluxo turístico
Prioridades de Infraestrutura
Durante a reunião, as entidades reforçaram a necessidade de priorizar obras de infraestrutura para minimizar os impactos do maior desastre climático brasileiro vivido na região. As prioridades destacadas foram:
1. Ponte na rodovia RS 130, entre Arroio do Meio e Lajeado
2. Asfaltamento do acesso da RS 129 – Colinas/Roca Sales
3. Recuperação da RS 332, de Encantado a Soledade
4. Recuperação do trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa, KM 88 da RS 130
5. Conexão entre a Serra e o Vale do Taquari via Ponte Santa Bárbara – São Valentim do Sul/Santa Tereza, ERS-43
6. Conexão entre Vale dos Vinhedos e Vale do Taquari via reconstrução da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha – Muçum/Roca Sales
7. Recuperação da RS 433 – (Encantado/Relvado)
8. Recuperação do trecho e ponte entre Marques de Souza e Travesseiro
9. Acesso ao Viaduto 13, com a reconstrução da estrada entre Muçum e Vespasiano Corrêa
10. Recuperação do trecho Palmas/Linha Azevedo/Linha Garibaldi
11. Ferrovia Trem dos Vales, com a recuperação dos 46 km do trecho entre Muçum e Guaporé:
Colaboração e Soluções
As entidades se colocaram à disposição do governo para contribuir na solução dessas demandas regionais, incluindo a possibilidade de empresas assumirem algumas obras através de políticas públicas como o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA).
O secretário afirmou que as obras de responsabilidade do Estado estão sendo contratadas e que entre os meses de agosto e setembro iniciam as execuções. Em se tratando das obras de responsabilidade do governo federal ou de governos municipais, a secretaria de Estado comprometeu-se em apoiar as iniciativas e as obras locais.
Por fim, o grupo voltará a se reunir com o secretário Juvir Costella em 15 dias, para monitorar o andamento das obras priorizadas e os prazos de execução indicados pelo Estado.