Na tarde desta quarta-feira, (9), lideranças regionais do Vale do Taquari, sob a coordenação da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari – CIC VT estiveram no Instituto Ling, em Porto Alegre, para apresentar uma série de projetos importantes e buscar apoio financeiro da iniciativa privada para o desenvolvimento de obras de grande relevância para a região. A visita teve como foco a captação de recursos para quatro projetos distintos que visam melhorar a infraestrutura, a habitação e o setor agrícola de municípios da região.
Projetos apresentados
1. SOS Habitar – Encantado
O projeto SOS Habitar, proposto pelo município de Encantado, tem como objetivo promover a construção de moradias para as famílias que estejam trabalhando nas empresas do município.
2. Retenção de Encostas – Encantado
Outro projeto de Encantado, Retenção de Encostas, foi elaborado pela Associação de Moradores Altos da Santa Clara. A proposta visa proteger áreas comerciais residenciais vulneráveis a deslizamentos, promovendo a segurança da população que vive em regiões de risco no município.
3. Restauração da Barragem Santa Lúcia – Putinga
A barragem Santa Lucia, localizada entre Putinga e Ilópolis, é um importante ponto de captação de água e abastecimento. O projeto de Revitalização da Barragem Santa Lúcia busca restaurar a estrutura da barragem, que tem sofrido com a deterioração ao longo dos anos, assegurando o abastecimento de água e geração para as comunidades locais.
4. Retomada Agro RS – Estrela
O projeto Retomada Agro RS, apresentado pela CACIS (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela), visa a recuperação de áreas agrícolas degradadas nos distritos de Arroio do Ouro, Figueira e Delfina. A proposta conta com a participação de voluntários e tem como objetivo revitalizar áreas produtivas, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor agropecuário local.