Em uma reunião na tarde desta terça-feira (21), com o secretário Ernani Polo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), representantes de entidades regionais, como Vale do Taquari, Vale dos Sinos, Crea-RS, Sinduscon, Federasul, Fiergs e Ciergs, debateram o Plano de Reestruturação do CBMRS e apresentaram demandas importantes para a região.
Batalhão em Lajeado
Entre as principais pautas discutidas, foi solicitado ao Governo do Estado a criação de um Batalhão do Corpo de Bombeiros com sede em Lajeado, para atender de forma mais eficiente a região alta e baixa do Vale do Taquari. Atualmente, o atendimento é realizado pelo batalhão de Santa Cruz do Sul, o que traz desafios logísticos e limitações no tempo de resposta em emergências.
A proposta também inclui ampliar o efetivo em municípios que já possuem pelotões ou brigadas de incêndio, por meio de parcerias entre o Governo do Estado e as prefeituras locais. Essa medida busca fortalecer a segurança pública e a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros na região.
Central Estadual de Projetos: modernização do licenciamento de PPCIs
Outro ponto destacado na reunião foi a necessidade de modernizar o licenciamento de Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). O CBMRS apresentou o projeto de criação de uma Central Estadual de Licenciamentos, que terá sede em Porto Alegre e funcionará de forma eletrônica.
Os principais benefícios dessa central incluem:
- Agilidade e eficiência na análise e aprovação de PPCIs.
- Padronização e unificação dos procedimentos, garantindo maior segurança jurídica.
- Desburocratização dos processos, com propostas de alteração da Lei 14.376/13.
- Resiliência no atendimento, mesmo em situações de eventos climáticos extremos.
Essa modernização é uma reivindicação histórica de entidades empresariais, como CIC-VT, Fiergs/Ciergs e Federasul, que destacaram os impactos dos atrasos na emissão de PPCIs para o desenvolvimento econômico.
Presença de líderes regionais
Representando o Vale do Taquari, participaram da reunião:
- Ângelo Fontana (CIC-VT e Fiergs/Ciergs)
- Rogério Wink (CODEVAT)
- Jairo Valandro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lajeado e Sinduscon)
Impactos para o desenvolvimento regional
A criação de um batalhão em Lajeado e a modernização do licenciamento de PPCIs são vistas como iniciativas essenciais para garantir a segurança pública, melhorar o ambiente de negócios e fortalecer o desenvolvimento regional.
O projeto apresentado na SEDEC e pelo Comando do CBMRS representa um passo importante na busca por eficiência, especialmente em um cenário de crescente demanda por respostas rápidas a emergências e eventos climáticos adversos.