Mais de 160 pessoas participaram, na noite de quinta-feira (17), da celebração dos 20 anos da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT). O evento, marcado por emoção e reflexão sobre as conquistas das últimas duas décadas, contou com um painel de ex-presidentes e fundadores, seguido por um jantar especial.
Angelo Fontana, atual presidente, destacou os desafios recentes e projetos em andamento:
“Enfrentamos as maiores enchentes da história em 2023- 2024, mas estamos reconstruindo com o programa ‘Construindo Pontes através do Associativismo”’ e a 2ª fase do Reconstrói RS, que inclui 19 pontes, 11 contenções e 11 projetos de drenagem. Seguiremos unidos para vencer esses desafios.”
Duas décadas de legado
Fundada em 23 de junho de 2005, a CIC VT nasceu da união de entidades visionárias, com o propósito de fortalecer o setor empresarial e promover o desenvolvimento sustentável do Vale do Taquari. Hoje, reúne 20 entidades municipais, representando mais de 4 mil empresas, e é gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Alimentos e Bebidas, que congrega 50 empresas da cadeia produtiva.
Ao longo dos anos, a entidade impulsionou obras essenciais, como a duplicação da BR-386, a entrega de 10 pontes metálicas pelo projeto “Construindo Pontes através do Associativismo”, e ações em energia limpa, logística e segurança. Durante a pandemia, foi voz ativa na defesa da economia local, reforçando seu papel como articuladora regional.
Depoimentos dos protagonistas
O painel com ex-presidentes e fundadores destacou os marcos da trajetória da CIC VT:
- Ito José Lanius (presidente de 2014 a 2018):
“Lutamos incansavelmente pela duplicação da BR-386 e por melhorias na energia elétrica e telecomunicações. O segredo do nosso sucesso foi a capacidade de negociação: firmes quando necessário, mas flexíveis para avançar gradualmente, como na Barragem de Bom Retiro, discutida há 30 anos.” - Pedro Antonio Barth (gestão 2018–2020):
“Encontrei uma região diversificada, mas com pouca representação política. Trabalhamos em quatro pilares: infraestrutura, energia, segurança e turismo. Um legado foi a reativação do modal portuário de Estrela, e a luta pela taxação justa da energia solar.” - Ivandro Carlos Rosa (gestão 2020–2024):
“Enfrentamos a pandemia e a estiagem, mas mantivemos a entidade como farol para os empresários. O lançamento do livro ‘Vale do Taquari – O Vale do Associativismo’ documenta essa trajetória e inspira futuras gerações.” - Paulo Inácio Frehlich (cofundador):
“ Há vinte anos, uma semente foi plantada no Vale do Taquari, impulsionada pela crença no associativismo como motor de desenvolvimento e expressão democrática. Tive o privilégio de fazer parte da criação da CIC-VT, atuando como um dos redatores de seus estatutos e como seu primeiro vice-presidente. Hoje, é com imenso orgulho que constato a importância da CIC-VT no cenário estadual, com suas ações sendo preponderantes para o desenvolvimento da nossa região. As bandeiras que defendíamos lá atrás tornaram-se realidade, e ter feito parte dessa história é um motivo de grande satisfação.” - Vanderson Scheibler (cofundador):
“Orgulho-me de ter ajudado a construir essa entidade que transformou demandas locais em conquistas regionais.”
O primeiro presidente da entidade regional foi Oreno Ardemio Heineck, que atuou de 2005-2014. Ausente no evento, ele deixou um registro histórico. “A ideia da CIC VT surgiu da Acil, com o apoio das associações de Arroio do Meio, Estrela, Teutônia e Encantado, além da Univates. A partir dali, nasceu um movimento regional de força empresarial que passou a representar 20 entidades e mais de 4 mil empresas.”
Cápsula do Tempo
Um dos momentos simbólicos da noite foi o lançamento da Cápsula do Tempo da CIC VT. Daphne Becker, da diretoria de relacionamento, explicou: “Ela representa o compromisso com as próximas gerações. A força da CIC VT está nas 20 entidades locais que nos sustentam. A ideia da cápsula do tempo nasceu como uma forma de eternizar este momento. Que daqui a 10 anos possamos abrir esses registros e ver o quanto evoluímos, aprendemos e seguimos unidos pelo mesmo propósito”, afirma Daphne.
O evento também marcou o lançamento do livro “Vale do Taquari – O Vale do Associativismo”, de Ivandro Carlos Rosa e Emílio Rotta, que narra o histórico do associativismo desde a idade média até agora. Após o painel e sessão de autógrafos, os convidados participaram de um jantar de confraternização.


































