Ramir Severiano, da Viutrola Editora e Distribuidora, contou como tudo começou em 1987, em Iraí, com uma locadora de vídeo que seis anos depois passou a ser distribuidora de CDs que ganhou o nome Vitrola. Em 2020 novo upgrade e se transformou em editora e distribuidora. Neste ano, a Vitrola estará em São Paulo e vai se transformar na maior distribuidora do Brasil. Vamos formar novos leitores com a distribuição de livros em diversos lugares: supermercados, por exemplo. Ele disse que procurar ser melhor que o concorrente e sim perante a si mesmo.
Cesar Anderle – da Anderle Transportes, iniciou em 1963 e hoje são 63 unidades, com mecânica própria abastecendo todo Brasil. A história tem iniciativa, disposição e coragem. De uma família de sete irmãos, a Anderle hoje é comandada por dois. Ganhou nova gestão com a entrada, no setor de vendas, por Cesar que pegou seu fusca e foi buscar clientes. A partir de conhecimento, adquirido na faculdade, com 40 anos, a evolução foi acontecendo. Com frota própria e terceirização, a Anderle respeita a sustentabilidade e aprendeu a complexidade dos novos mercados. A lição: equilíbrio entre a tradição e inovação.
Lindonor Peruzzo Junior –o pai que veio da roça, interior de Vacaria, iniciou a história dos Supermercados Peruzzo. Depois de vender picolé e por ter sido mal atendido numa padaria, Lindonor abriu sua padaria. Foi ali que tudo começou também para o Junior que, sempre motivado para ser o melhor, teve sua primeira experiência de um trabalho voluntário em sua comunidade. Mas foi na FEDERASUL a maior experiência no associativismo, carregando o conceito de pertencimento. A chave do sucesso é fazer sempre o melhor possível dentro das nossas possibilidades. Justos, corretos e respeitosos: devemos ser assim…E hoje, com persistência, resiliência, é presidente da AGAS.
CIC VT esteve presente no evento, representada pelo presidente da entidade, Angelo Fontana. Além dele comitivas de Associação Comercial e Industrial de Encantado, Lajeado e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Teutônia. O vice-presidente regional da Federasul, Ivandro Carlos Rosa também esteve no evento.