Telefone: 55 (51) 3011 6982

Reunião-almoço da Cacis teve como tema o Associativismo (1) (1)

A força do associativismo do Vale do Taquari pauta reunião-almoço da Cacis

Patrocínio

Presidente da CIC VT, Ivandro Carlos Rosa, abordou o tema “Associativismo: a força dinamizadora do Vale do Taquari”

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na sexta-feira, dia 17 de março, a sua primeira reunião-almoço do ano. E o convidado para o tradicional evento da entidade foi o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), Ivandro Carlos Rosa.

O palestrante abordou o tema “Associativismo: a força dinamizadora do Vale do Taquari”, enaltecendo a importância do associativismo no desenvolvimento regional e os inúmeros frutos já colhidos a partir da união das entidades da região. O encontro ocorreu no Estrela Palace Hotel e reuniu em torno de 80 participantes.

O presidente da Cacis, Gerson Strehl, enalteceu que o Vale do Taquari tem em seu DNA o associativismo. “É uma grande alegria receber como palestrante o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Rosa, que tem sido uma das referências em desenvolvimento regional. O associativismo é o melhor caminho para o desenvolvimento e a CIC regional é protagonista neste processo, juntamente com as entidades associadas, dentre elas a Cacis”, frisou.

Ivandro Rosa abriu a palestra ressaltando o diferencial do Vale do Taquari no que tange ao associativismo. “O associativismo é um movimento regional que tem origem desde o período da imigração. Um movimento que vem se reinventando a cada momento, conforme as demandas e necessidades. Nosso associativismo é dinâmico. Nosso Vale do Taquari vive um momento diferenciado. Estamos num ponto fora da curva”, observou.

Na visão do palestrante, muitos frutos se têm colhido na região são graças ao associativismo e ao cooperativismo. “Nós precisamos somar forças, buscar convergência de esforços. Muita coisa acontece no Vale graças à união de esforços. Nós não esperamos o governo fazer. Juntamos forças e viabilizamos. Cada local tem suas demandas. Mas tem questões que vão além do local e é aí que entra a soma de esforços das entidades empresariais, por exemplo, por meio da CIC regional”, frisou.

Em seguida apresentou a estrutura e organização da CIC VT, bem como as demandas que a entidade tem debatido em nível regional e as ações desenvolvidas e previstas por cada diretoria. “Nosso propósito é fortalecer o desenvolvimento econômico integrado do Vale do Taquari por meio do associativismo sustentável”, afirmou.

O palestrante colocou que uma das premissas da entidade regional é a sustentabilidade econômica por meio de duas frentes: o associativismo e o desenvolvimento econômico. Por meio do associativismo, se busca alcançar a satisfação plena das entidades associadas; incentivar o associativismo regional por meio do relacionamento com as entidades associadas e fomento da cultura associativa; e fortalecer processos de governança e sucessão da liderança do sistema associativo representativo regional.

Já por meio do desenvolvimento econômico, se busca alcançar a satisfação plena dos empresários associados; fomentar o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas atuais e potenciais por meio da inovação; e promover representatividade estrutural e econômica, criando uma base sustentável para o crescimento econômico.

O presidente da CIC VT ainda informou que no dia 30 de abril ocorrerá uma campanha alusiva ao Dia Nacional do Associativismo. A intenção da CIC VT é realizar uma grande mobilização na região com o apoio das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDLs) e Câmaras de Indústria, Comércio e Serviços (CICs) para enaltecer a força e a importância do associativismo no Vale do Taquari.

Por fim, Rosa reforçou que o associativismo é a chave para o desenvolvimento regional. “Só avançamos com a soma de esforços. Ninguém faz nada sozinho. Se não tivermos consciência clara disso, não vamos a lugar nenhum. Tem muita coisa acontecendo no Vale, que podemos construir juntos. Somos muito fortes juntos. Podemos fazer muito mais do que já estamos fazendo para termos um Vale cada vez mais próspero”, sublinhou.

Antes da palestra, o major Fábio Kuhn e a soldado Maria Eduarda Montelli, do 40º Batalhão de Polícia Militar de Estrela, apresentaram o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (Piseg). O programa possibilita a empresários destinar até 5% do saldo devido de ICMS ao Estado para serem aplicados na compra de itens como veículos, armamentos, munições, capacetes, coletes balísticos, rádios comunicadores, equipamentos de rastreamento, de informática, bloqueadores de celular, câmeras e centrais de videomonitoramento. Em Estrela, a intenção do comando local é a aquisição de uma nova viatura.

A Reunião-Almoço foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sicredi Ouro Branco, Brasilata, CDL Porto Alegre, Gardel Imóveis, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Launer Química, Dinna, Run More, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Casa Americana, Impress Comunicação Visual e Grupo A Hora.

Assessoria de imprensa Cacis Estrela

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.