Vale do Taquari – Na próxima segunda-feira, dia 27, a secretária Estadual de Turismo, Abgail Pereira, estará realizando um roteiro de visitas na região Alta do Vale do Taquari. Acompanhada do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Vanildo Roman, e de integrantes da diretoria da entidade, a secretária iniciará o trajeto em Encantado com um almoço com prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes de entidades, empreendedores turísticos e imprensa. O almoço ocorre às 12h, no Restaurante Lorenzon. Após, o grupo se desloca até a Divine Chocolates Finos, onde a chefe da pasta conhecerá o showroom da empresa.
Na sequência, já no município de Anta Gorda, a secretária e demais autoridades da região participarão da inauguração de dois produtos turísticos: a Parada Toigo – Café Colonial – Produtos Coloniais, no distrito de Itapuca, e o Memorial da Noz Pecan – Agroindústria Pitol, na Linha Doutor Carlos Barbosa.
Na cidade, a chegada está programada para as 15h com visitação à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde às 16h ocorre a inauguração da Parada Toigo e, às 18h, o ato solene no Memorial da Noz Pecan. “São empreendimentos importantes não só para Anta Gorda, mas para todo o Vale do Taquari, que mostram que a região está investindo em turismo”, afirma o presidente da Amturvales, Vanildo Roman. Os dois empreendimentos fazem parte da Rota da Erva-Mate, que é integrada pelos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Itapuca, Nova Bréscia, Putinga e Relvado.
Saiba Mais
A Parada Toigo, de propriedade de Sidnei Toigo e família, recepciona turistas que visitam a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, oferecendo produtos coloniais como queijo, salame, chimias, pinhão, pão de forno, erva-mate, mel, farinha de milho, produtos de beleza à base de erva-mate, cachaça de alambique, entre outros. Em um ambiente rústico e acolhedor, também serve café colonial com produtos naturais e produzidos pela família.
O Memorial da Noz Pecan foi construído pela família Pitol e fica ao lado da Agroindústria e Viveiro de Nozes Pitol. O intuito do memorial histórico, que encontra-se em um quiosque envolto por um lago, é de acolher os turistas e clientes da agroindústria e viveiros. O local contará a história da produção de nozes no município.