Telefone: 55 (51) 3011 6982

AnyConv.com__DSC_2544 JORNAL (1)

Almoço empresarial -Senador Heinze palestra na CIC Teutônia

Patrocínio

No dia 17 de março a CIC Teutônia realizou a primeira edição do tradicional Almoço Empresarial de 2022. Na oportunidade o convidado foi o senador gaúcho Luís Carlos Heinze, que abordou os temas infraestrutura, economia do Rio Grande do Sul e agricultura (estiagem e novos insumos para produção).

Contando com o patrocínio das cooperativas Certel, Languiru e Sicredi, o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, fez uso da palavra em nome das apoiadoras do evento e alertou para as dificuldades do agronegócio, especialmente a indústria relacionada ao segmento das carnes. “O Vale do Taquari sofre séria ameaça de perder a condição de ‘Vale dos Alimentos’. Quando falamos que o agro é o pilar da economia, não estamos nos referindo ao segmento das carnes, mas sim às cooperativas e empresas ligadas ao grão, que vendem commodities. Se estivéssemos falando da indústria de agregação de valor à matéria-prima, não estaríamos comemorando o crescimento do PIB gaúcho. O segmento carnes é ignorado ou não é levado em consideração para o setor agro”, lamentou, acrescentando que enquanto a exportação de grãos gera desenvolvimento fora do país, o segmento das carnes gera empregos, renda e impostos localmente. “Essa situação precisa ser levada em consideração quando se fala em estímulos financeiros, para não perdermos competitividade com a ‘enxurrada’ de produtos de outros estados que chegam ao Rio Grande do Sul e contam com isenção de impostos”, disse Bayer, defendendo a união de esforços e o fortalecimento de lideranças políticas regionais para a defesa dos interesses do Vale do Taquari.

Nas boas-vindas, o presidente da CIC, Airton Roque Kist, classificou a presença de Heinze como “momento histórico”, valorizando a força das cooperativas e a base do associativismo teutoniense.

Exemplo

O senador iniciou sua explanação enaltecendo o modelo cooperativo e associativo de Teutônia e do Vale. “São exemplo para o Brasil”, disse, valorizando o trabalho das cooperativas que levam infraestrutura para o interior, agregam valor à matéria-prima produzida no campo e disponibilizam linhas de crédito ao produtor rural.

“Se o PIB gaúcho foi positivo em 2021, podem ter certeza que em 2022 será negativo. Sabemos do déficit na produção de milho no Vale do Taquari e da dependência da produção de aves, suínos e leite, um sistema integrado que funciona. O Estado conta com outras alternativas para a pequena propriedade, como o fumicultura e a vitivinicultura, modelos interessantes e que representam o Rio Grande do Sul que dá certo”, atentou.

Infraestrutura

Heinze falou de investimentos por meio de iniciativas público-privadas, mencionando a duplicação de rodovias, construção de porto marítimo em Arroio do Sal, aproveitamento de hidrovia do Uruguai até o Porto de Estrela e extensão de ferrovia que inicia no Centro-Oeste e poderia chegar até Passo Fundo. “Precisamos tirar essas obras do papel, e a única forma de fazermos isso é contando com a iniciativa privada. São alternativas importantes para resolver alguns problemas do Estado”, ponderou, citando ainda investimentos em telefonia e saneamento básico.

Recursos

Heinze mencionou a destinação de recursos para o Vale do Taquari, principalmente para investimentos em saúde. Por outro lado, chamou a atenção para a dívida do Estado com a União. “Essa dívida não está sendo paga”, disse.

O senador também citou a liberação de crédito para os produtores rurais; falou dos problemas ocasionados pela estiagem; e atentou para a crise mundial quanto à comercialização de fertilizantes e herbicidas.

Próximo evento

O próximo Almoço Empresarial da CIC Teutônia está agendado para o dia 05 de maio e integra programação especial do terceiro evento alusivo ao Dia da Indústria no município. Na oportunidade uma das 500 autoridades mais influentes da América Latina (Bloomberg Línea), o engenheiro agrícola Paulo Renato Herrmann, palestra sobre o tema “O Agro brasileiro: desafios e oportunidades”.

Ele é ex-presidente da John Deere Brasil e dedicou toda sua carreira ao agronegócio brasileiro. Em agosto de 2021 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras em mérito aos serviços prestados e grandes contribuições ao segmento.

O evento terá por local o Auditório 03 da CIC Teutônia, com início às 11h45min. O investimento é de R$ 58,00 por participante associado à CIC e de R$ 70,00 para os demais interessados. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992. Reservas devem ser feitas até o dia 03 de maio. A programação conta com o patrocínio das cooperativas Certel, Languiru e Sicredi.

Assessoria de Imprensa CIC Teutônia

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.