O Programa Jovem Aprendiz da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), desenvolvido em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), realizou a aula presencial na sexta-feira, dia 10, no laboratório de informática do Centro Empresarial ACI-E.
Dezesseis alunos receberam as orientações do professor Marcelo Roveda, em mais uma atividade do curso de Operador de Sistemas de Computador. “A experiência com esses jovens está sendo muito boa, afinal estou acompanhando a evolução deles desde o início. Por ser o primeiro emprego da maioria, os estudantes estão bem ansiosos e estão entrando no ritmo”, ressalta Roveda.
Segundo ele, além das aulas sobre programação, o conteúdo abordado envolve experiências de mercado de trabalho, dicas, habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano (soft skills) e um maior entendimento sobre tecnologia e desenvolvimento de software. “As aulas on-line também servem para os alunos aprenderem ainda mais sobre essas ferramentas que se tornaram tão fundamentais nos últimos anos”, acrescenta o professor.
O Programa tem o objetivo de oportunizar que empresas encantadenses e da região Alta do Vale do Taquari qualifiquem adolescentes e jovens aprendizes a fim de suprir as necessidades das organizações, sobretudo, na área de Tecnologia de Informação (TI). A qualificação tem duração de dois anos e reúne alunos com idade entre 14 e 24 anos, matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, nas modalidades Ensino a Distância (EAD) e presencial.
A ACI-E trabalhou na captação de currículos para encaminhar às empresas, com o objetivo de auxiliar na contratação dos jovens.
Atualmente, 11 organizações inscreveram jovens aprendizes no curso: Ciamed, Decibal, Baldo, Sicredi, Lorenzon Plásticos, Hospital Santa Terezinha, Óleos do Vale, Capp Agência de Publicidade, Solar Sul Energia, Divine e AERZ.
Oportunidade
A aluna Evelyn Pires de Lima, 18 anos, foi contratada como jovem aprendiz pela Aerz Química, de Encantado. “É uma oportunidade incrível. É um aprendizado novo. Mesmo sendo nova na empresa já aprendi a fazer muitas coisas. O sistema das aulas também é bem tranquilo”, afirma.
Henrique Luis Eckhardt, 17 anos, concluiu o Ensino Médio em dezembro do ano passado e sempre buscou uma oportunidade de trabalho. “Uma semana depois de ter mandado o currículo para a ACI-E fui chamado, fiz entrevista e comecei a participar do curso. É uma experiência muito boa. A tecnologia está presente em tudo”, comenta o aluno que trabalha na Agência Capp, em Roca Sales.