Por meio de uma Assembleia Geral Ordinária (AGO), a FEDERASUL definiu na manhã desta quarta-feira (25) o seu novo presidente. O encontro com os presidentes de Entidades filiadas se deu por ambiente virtual, onde foi apresentada, em chapa única, a próxima gestão, que será comandada pelo atual vice-presidente, Anderson Cardoso.
A reunião deliberativa contou com a presença de mais de 125 representantes aptos ao voto e que concordaram com a indicação de Anderson de forma unânime. A AGO foi comandada pela presidente da FEDERASUL, Simone Leite, e pelo presidente do Conselho Superior, Humberto Ruga.
A NOVA PRESIDÊNCIA
Anderson referiu que dará continuidade aos projetos da presidência de Simone Leite (2016-2020). Disse, ainda, que buscará, em sua gestão (2021/2022), utilizar a tecnologia para maior conexão e geração de oportunidades para a FEDERASUL e suas filiadas.
Uma das marcas que quer implementar é a utilização da inovação como ferramenta para contribuir com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. Recordando valores da Entidade, como ética, liberdades individuais e empreendedorismo, reforçou que bandeiras da FEDERASUL, como reformas estruturais, continuarão sendo defendidas. “Seguiremos firmes em nosso propósito de congregar entidades da classe produtiva de todo o Rio Grande do Sul em prol do empreendedorismo, visando o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, afirma o presidente eleito.
Perfil
Anderson Trautman Cardoso tem 43 anos e é natural de Soledade, cidade conhecida como Capital das Pedras Preciosas, localizada no norte do Rio Grande do Sul. Filho de uma bancária e de um funcionário público (in Memoriam) mudou-se para São Leopoldo em 1994 para cursar Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduando-se no ano de 1999.
É casado com a estilista Kellen Cardoso e pai das pequenas Aurora (6) e Serena (2). Praticou muito futebol (torcedor do Internacional), surf e skate, mas hoje se dedica ao tênis, quando tem disponibilidade. As poucas horas vagas, atualmente, têm sido prioritariamente dedicadas às filhas pequenas e à esposa. Leitor voraz (um de seus hábitos favoritos), entre seus autores preferidos estão Immanuel Kant, Karl Popper, Edgar Morin, Fiódor Dostoiévski, Mario Vargas Llosa e Érico Veríssimo.
É especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e em Direito Tributário, Financeiro e Econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudou, ainda, na Yale University (Management Program for Lawyer) e no INSEAD (Programa de Gestão Avançada, em parceria com a Fundação Dom Cabral), uma das melhores escolas de negócios do mundo.
O novo presidente da FEDERASUL atua em Entidades empresariais há mais de duas décadas, tendo sido vice-presidente Jurídico da FEDERASUL, além de Conselheiro da Federação do Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (FECOMERCIO/RS) e integrante do Comitê Jurídico da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
É membro da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT), do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT) e da International Fiscal Association (IFA). Autor de diversos artigos e livros especialmente voltados ao Direito Tributário, entre os quais a obra “Não-cumulatividade do ICMS: dimensão normativa e eficácia”.
Cardoso é um dos sócios fundadores de Souto Correa Advogados, banca de atuação nacional na área do Direito Empresarial. Tributarista, possui reconhecida atuação tanto em consultoria como em contencioso, incluindo Tribunais Superiores. Entre os principais setores que atua estão energia, eletroeletrônico, petroquímica e tecnologia.
Confira a nominata completa no site da Federasul.