O Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari foi um dos 65 projetos selecionados para participar do painel do RS Inovation Agro, na Expointer, em Esteio, e que tem a curadoria da secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). Ao todo 185 projetos foram inscritos em 2023, uma comissão avaliadora analisou as propostas. O painel tem o tema “ Inovação e colaboração, as vantagens competitivas das empresas do APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari”.
O espaço, na Casa da Federação dos Criadores de Animais de Raça (Febrac), contará com a participação de startups, hubs, parques tecnológicos, empresas, além de assinaturas de acordos, lançamentos, premiações e painéis. Entre os destaques do palco, discussões sobre 5G e conectividades rural, foodtechs, segurança alimentar, inteligência artificial e inovação social.
O diretor-geral da SICT, Sandro Kisrt explicou que a temática da Expointer deste ano é inovação que faz o agronegócio mais forte. Um dos motivos para a escolha do APL AB VT foi valorizar a identidade e a história do agro na produção de alimentos. “ Além de estarmos valorizando a temática desse ano que é inovação, nós estamos olhando para trás, para qualificar e valorizar as nossas identidades, as nossas capacidades, a nossa produção, mas principalmente vislumbrando potencialidades daqui para frente, o quanto a região, o Estado têm ainda a crescer, a transformar, fazer a inovação, e obrigatoriamente o APL faz parte desse processo, desse contexto. “
O painel terá como moderador o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa e os painelistas, a coordenadora do APL AB VT, Aline Eggers Bagatini, e os empresários Eduardo Renner, da Nega Salgados e Roseli Graeff, da Kananda Ind. Alimentícia.
Para Eduardo “participar da feira é muito importante para a Nega Salgados, pois através do espaço disponibilizado podemos transmitir ao público o quão enriquecedora está sendo participar do APL e o quanto a união das empresas participantes pode contribuir para o fortalecimento da região do Vale do Taquari e por consequência, uma melhor qualidade de vida a população que ali reside.”
Roseli Graeff também enfatizou a oportunidade. “ Estamos muito felizes com a oportunidade que o APL está nos proporcionando em poder participar do evento e apresentar a Q10, empresa na qual nos dedicamos com muito carinho para poder trazer ao nosso consumidor produtos de qualidade.”
Aline destacou como será a participação no painel. “Vamos falar sobre como o APL de Alimentos e Bebidas do VT pode estimular a inovação e a diferenciação nas empresas, levando a vantagens competitivas. Vamos citar exemplos práticos de duas empresas que participam desde o início e que colhem frutos importantes dessa participação.”
Por fim, Ivandro Carlos Rosa enfatizou que a CIC VT é a entidade gestora do APL AB VT. “É uma grata satisfação, em um ano de reconhecimento do APL nós já estarmos inseridos nesse cenário de inovação, a nível estadual, representando nessa importante feira o nosso sistema, forma de trabalho de cooperação e de inovação que o APL está conseguindo implementar aqui no Vale Taquari. É também uma responsabilidade muito grande pois é a primeira vez que a nossa entidade participa de evento de tamanho envergadura.”