Empresa compartilha trajetória de crescimento e expansão no setor de salgados industriais
A trajetória da Q10, que opera há mais de duas décadas, começou em uma casa de alvenaria. Ao longo dos anos, a empresa cresceu significativamente, mudando-se para uma área industrial 12 vezes maior do que a original. Empresários e voluntários do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari realizaram, na segunda-feira (21), uma visita técnica à fábrica. O encontro permitiu conhecer de perto o processo industrial da empresa, além de sua história de sucesso, que começou de forma modesta e hoje almeja novos horizontes no mercado.
Uma das sócias, Roseli Graeff, relembrou os primeiros passos da empresa, que iniciou suas atividades em 2001 com apenas três produtos, focando suas vendas no Vale do Taquari. “Recebi a proposta para adquirir máquinas de fritura, e foi assim que tudo começou. O primeiro dia de vendas foi um grande desafio, mas conseguimos vender toda a produção para mercados locais”, recorda Roseli.
Em 2006, a fábrica foi transferida para suas atuais instalações, o que marcou uma nova fase para a empresa, incluindo o início da produção de snacks de trigo. O crescimento contínuo permitiu à Q10 conquistar novos mercados e até iniciar exportações para o Uruguai. Hoje, sob o nome Q10 Alimentos, a fábrica produz 10 toneladas de batatapor dia e uma tonelada de snacks de trigo, com planos de expandir ainda mais sua capacidade produtiva e área física.
Fernanda Graeff, filha de Roseli e também sócia da empresa, destacou o potencial de expansão da Q10, revelando que uma nova linha de produtos e a ampliação das instalações já estão em planejamento. “Estamos sempre buscando inovar e aumentar nossa presença no mercado, com novos produtos e parcerias”, explicou Fernanda.
Atualmente, a Q10 também produz sob marca própria para mais de 10 empresas, solidificando sua presença no setor de alimentos industrializados. A visita à fábrica permitiu aos participantes do APL não apenas conhecer a estrutura e o processo produtivo, mas também se inspirar com a trajetória de uma empresa familiar que, com determinação, conquistou espaço no cenário regional e internacional.
Esta foi a quarta visita técnica organizada pelo APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari em 2024, reforçando o compromisso de promover a troca de experiências e o fortalecimento da rede de empresários do setor na região.