Diretoria do arranjo entregou documentação complementar e espera certificação nos próximos dias
Porto Alegre – O novo pedido de reconhecimento foi solicitado nesta segunda-feira (30), para o secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Edson Brum e faz parte do processo de certificação, que exige a comprovação das atividades, seis meses após a implantação. O grupo formado pela coordenadora do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas VT, Aline Eggers Bagatini, a vice, Leonita dos Santos Boufet, a gerente regional do Sebrae, Liane Klein e o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa participaram do encontro.
A documentação do APL A B VT vai ser avaliada pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais (Neat) e se estiver de acordo com as normas, deve ser homologado ainda nos próximos dias. O secretário enfatizou que o reconhecimento é primordial para que o governo tenha condições de auxiliar os arranjos locais. “ Uma das formas é através de editais públicos para que se faça estudos de melhoramentos na produção, no caso do Vale do Taquari, alimentos e bebidas, e também incentivos a mais para as empresas que buscam o Fundopem.”
Rosa afirmou que para a entidade regional o momento de formalização do APL é o início de uma nova trajetória para a região. “Pra nós é um momento importante, pois entendemos que estaremos contribuindo com o desenvolvimento sustentável do Vale do Taquari, através da força do associativismo, e utilizando uma série de iniciativas que estão inclusas no APL para efetivamente favorecer de forma proativa para a solução dos problemas que as empresas enfrentam, além de buscar incentivos fiscais.”
Desde a implantação, 26 empresas de todos os portes aderiram ao APL. A CIC VT é a entidade gestora e conta com apoio do Sebrae regional na governança. As vantagens de ser um APL reconhecido vão desde o acesso às políticas de fortalecimento dos APLs, participação em editais de fomento promovidos pela SEDEC, acesso a linhas de crédito específicas para empresas inseridas em arranjos, possibilidade de participação em editais e projetos promovidos em parceria com o estado.
Dentre as vantagens de ser um APL reconhecido, está o acesso às políticas de fortalecimento dos APLs, participação em editais de fomento promovidos pela SEDEC, acesso a linhas de crédito específicas para as empresas inseridas em APLs e possibilidade de participação em editais e demais projetos promovidos por entidades parceiras do estado.
A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini salientou o engajamento e a união das empresas que já aderiram ao APL. “Nós estamos bem otimistas com o desempenho até agora do APL, as empresas estão envolvidas nos planos de ação, processos como a criação da logomarca, participação em feiras e eventos para divulgarmos o Apl, questões de sustentabilidade ambiental, gestão e formação de trabalhadores.”