Telefone: 55 (51) 3011 6982

Captura de tela 2023-06-14 200505

APL Alimentos e Bebidas VT promove a 1ª plenária de 2023

Patrocínio

Lajeado – A data da reunião marcou um (1) ano do reconhecimento do arranjo produtivo local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari pelo Governo do Estado.  Essa certificação é primordial para os dois segmentos e toda cadeira produtiva serem identificados de forma organizada, essa cooperação entre as empresas incentiva a inovação, o crescimento sustentável e traz uma série de benefícios tributários e incentivos fiscais. Nesse período, seis (6) empresas receberam o certificado e encaminharam projetos para o Fundo de Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem).  De acordo com os critérios e fatores de enquadramento no FUNDOPEM/RS, o projeto receberá pontuação (15 pontos) se a empresa solicitante faz parte do APL enquadrado e registrado.

A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini, ressaltou essa nova fase do arranjo. “ Nós somos pequenos, mas com potencial enorme para crescer, precisamos assumir esse compromisso de fazer o APL dar certo, trazendo mais empresas para fortalecer a atuação regional.” Durante o encontro realizado nesta terça-feira (13) no auditório do Sesc, a coordenação do arranjo apresentou o relatório de atividades do 1º semestre, como a realização de encontros, visitas técnicas, workshop, além da missão empresarial no Instituto Caldeira e a assinatura do termo de cooperação com o Senai. O APL conta com 38 empresas de todos os portes. Pelo levantamento divulgado existe um trabalho intenso de prospecção de novas empresas, desde o início do ano 20 foram visitadas e dessas cinco (5) aderiram.

Para o 2º semestre estão previstos cursos de planejamento, orçamento e negociação, rodada de negócios e o mais um encontro com os empresários, além do Food Tech Summit. Previsto inicialmente para o dia 30 de junho, o evento promovido pelo Sebrae em parceria com o APL será realizado dia 17 de agosto. A mudança foi feita em função da agenda dos palestrantes.

O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, frisou as vantagens do APL. “ O arranjo é muito importante para a troca de informações, o Vale do Taquari precisa dessa articulação, ganhamos quando o ambiente todo se desenvolve. Temos que pensar no coletivo, na base do associativismo nós vamos crescer.  A essência do APL tem muito disso, e é assim que a região vai avançar.” A CIC VT é a entidade gestora do APL e o Sebrae auxilia na governança.

Case da Salva

Durante a plenária houve espaço para questionamentos e sugestões e houve ainda a   apresentação do case da empresa Salva, a maior microcervejaria do RS, que está no APL AB VT desde o início da implantação em 2021.

Assessoria de imprensa APL AB VT

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.