O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, na segunda-feira, dia 27, duas das quatro pistas da elevada construída na BR-386, obra que corta a cidade de Fazenda Vilanova. A abertura para o trânsito é definitiva, segundo informa o engenheiro fiscal do trecho, Hiratã Pinheiro da Silva. Desde março de 2011, para possibilitar a construção do viaduto, todo o movimento de veículos havia sido conduzido para as ruas paralelas ao perímetro urbano.
De acordo com o engenheiro Da Silva, no entorno ainda é necessário construir o retorno sob o viaduto e finalizar as ruas laterais que dão acesso à cidade. O prazo para que estas obras sejam concluídas é de, no mínimo, três meses. “Somente depois disso é que liberaremos as quatro pistas da elevada”, afirma o engenheiro. Para o prefeito de Fazenda Vilanova, Pedro Dornelles, o tráfego reconduzido à elevada resulta em tranquilidade e segurança. “A gente já estava impaciente com a demora na liberação. Graças a Deus, agora a população poderá ficar mais sossegada, sem precisar conviver com o trânsito intenso praticamente ao lado das casas e do comércio.” Dornelles aproveita para cobrar celeridade na conclusão dos demais trabalhos.
Para garantir mais segurança durante as alterações, na segunda-feira, dia 27, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local orientando os motoristas. O chefe do Núcleo de Operações e Fiscalizações da 4ª Delegacia da PRF, Leandro Wachholz, diz que os motoristas que passarem pelo trecho vão encontrar o trânsito facilitado. Ciente de que a mudança pode gerar certa instabilidade, a PRF deve continuar nesta terça-feira, dia 28, no local. Segundo Wachholz, diferentemente de como foi na segunda-feira, a partir desta terça-feira já tem um acesso para travessia embaixo da elevada para aqueles que quiserem circular pela cidade, sem precisar acessar a rodovia.