Telefone: 55 (51) 3011 6982

Empreendedor Fernades entrega projeto ao prefeito Eckert e demais representantes da administração (Foto: Maica Viviane Gebing)

Arroio do Meio incentiva empreendimento pioneiro no setor primário

Patrocínio

O setor primário de Arroio do Meio receberá um empreendimento pioneiro no Estado na área da suinocultura – Projeto Modal/ Wean to finish/ Sistema Desmame Terminação. O empreendedor Sedenir Fernandes, arroio-meense que está há 15 anos fora do Estado e atua no ramo de distribuição de alimentos em Brasília, esteve na última semana no município, quando apresentou o projeto ao prefeito Sidnei Eckert, vice Áurio Scherer, secretário da Agricultura Paulo Heck e engenheiro agrônomo e assessor da secretaria, Paulo Steiner.

Num investimento em torno de R$ 4 milhões, o projeto integrado à empresa BRF, prevê a construção de dois pavilhões climatizados com cem metros de comprimento por 20 de largura cada, totalizando quatro mil metros quadrados de construção na localidade de Linha 32/Canudos. Com prioridade pelo bem estar e desempenho do suíno, o sistema recebe 10 mil leitões desmamados, dos quais, metade segue para outra unidade de terminação aos 42 dias, enquanto cinco mil são finalizados no local para exportação. O pavilhão automatizado terá capacidade de produzir dois ciclos por ano.

Nos próximos dias a Secretaria da Agricultura inicia o serviço de terraplenagem no local, como forma de incentivo ao empreendimento. O secretário Heck destaca a importância do projeto para o município. “Trata-se de um projeto pioneiro no Estado, com tecnologia europeia. Isso mostra o potencial da agricultura no município e o comprometimento da Administração Municipal com o setor primário, visando sempre o gerenciamento da área rural como um todo e a qualidade da infraestrutura do nosso interior”, enfatiza.

Saiba mais

  • Depois da Indústria, a Agricultura apresenta a maior contribuição para o Valor Adicionado Fiscal de Arroio do Meio. Em 2013, atingiu o valor de R$ 115 milhões, com um acréscimo de 21,31% em relação ao ano anterior;
  • Mais de 3,5 mil horas/máquina foram executadas entre 2013 e 2014 em propriedades rurais, como forma de incentivo a novos investimentos e ampliações de existentes, com predomínio da suinocultura, beneficiando mais de 25 produtores rurais. Os serviços variam entre terraplenagens, fossas, acessos e escavações, no intuito de preparar a área para futuras instalações de creches para suínos, aviários, estufas, instalações para bovinos, silos, açudes e agroindústrias.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.