Telefone: 55 (51) 3011 6982

Prefeito Sidnei Eckert e secretário Heck conferem o andamento da obra e a técnica dos trilhos de concreto, junto ao produtor Lucas Kafer (Foto: Maica Viviane Gebing)

Arroio do Meio incentiva modernização do setor primário

Patrocínio

Com os objetivos de modernizar a propriedade, melhorar o acesso e proporcionar o bem-estar animal, a família Käfer, de Linha 32, executou trilhos de concreto que fazem a ligação entre a sala de ordenha, Freestall, bebedouros e pastagem. Segundo o jovem produtor Lucas Käfer, 21 anos, o investimento é baixo se comparado aos benefícios, que vão desde a limpeza do gado para a hora da ordenha, diminuição do cansaço da vaca, que nos trilhos de barro afunda e corre o risco de se machucar, diminuição de mamites e aumento da produção, considerando o ambiente seguro e confortável de circulação e estadia do animal.

Os trilhos são apenas parte do investimento de mais de R$ 130 mil na construção de um novo Freestall, com capacidade para 66 vacas. Com sistema que prioriza pelo conforto e bem-estar do animal, o espaço de 486m² tem a base das camas composta por pneus e terra, revestido por serragem. “O gado confinado facilita nossa rotina, dá menos trabalho e amplia a produção, porque não judia do animal no tempo”, explica Käfer. Com produção superior a 700 litros de leite por dia e projeção de ampliação assim que se instalarem no novo Freestall, em fase de conclusão, a família conta também com um chiqueiro com 370 suínos. O número deve chegar a 600 com a construção de um novo espaço, projetado para o próximo ano. “O negócio é investir em modernização para ampliar a produção e facilitar o trabalho”, incentiva.

O empreendimento recebeu o apoio da Secretaria Municipal da Agricultura, que executou o serviço de terraplenagem para a construção do Freestall. De acordo com o secretário Paulo Heck, mais de quatro mil horas de serviços de máquina foram prestados em pequenas propriedades rurais de Arroio do Meio entre 2014 e 2015, como política pública de incentivo aos pequenos produtores. “Temos que manter nosso interior forte, para incentivar a sucessão familiar e garantir a força do setor e o crescimento do município”, afirma.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.