Você já reparou no emaranhado de fios nos postes de energia elétrica? A bagunça deixa um visual nada agradável na maioria das cidades gaúchas. O excesso de cabos pendurados, muitos fora do limite de segurança, gera reclamações e pode ocasionar acidentes.
Segundo dados do Ministério das Comunicações, há cerca de 60 milhões de postes no Brasil, e destes, 25% têm superlotação ou sobrecarga de cabos/fios e outras estruturas que disputam em torno de 60 centímetros disponíveis nos pontos estratégicos de cada poste.
Essa situação motivou a InternetSul- Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet a lançar a Campanha Poste Limpo, uma ação para eliminar o acúmulo de fios e cabos nos postes das cidades brasileiras. O movimento nacional começou pelo RS e já tem a adesão de concessionárias, provedores de internet, órgãos públicos e prefeituras. A ideia é melhorar a colocação dos cabos de fibra óptica, fiação da iluminação pública e das concessionárias seguindo um padrão exigido, além de recolher os cabos sem uso.
Na região, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari apoia essa iniciativa, um projeto que precisa do envolvimento de toda a sociedade para que se encontre soluções viáveis para o problema. Um projeto que precisa ser abraçado por todos para dar certo e o intuito realmente é de que se mantenha uma qualidade de serviço com menos poluição visual possível.
É algo inédito na região, no Estado, no país. Não vamos melhorar 100% dessa poluição, mas com certeza iremos minimizar o impacto.