A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) apresentou aos associados, na manhã desta quarta-feira, dia 26, a estrutura e as atividades desenvolvidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Bebidas e Alimentos do Vale do Taquari.
A reunião contou com a participação da coordenadora do APL, a empresária Aline Eggers Bagatini, da empresa Fruki Bebidas, de Lajeado. Ela esteve acompanhada de representantes de instituições parceiras, como Sebrae, Univates e Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), e de voluntários, entre eles, associados da própria ACI-E.
De acordo com Aline, 31 empresas estão integradas ao APL, que completa, nesse mês de outubro, um ano de trabalho. Para fazer parte, a organização precisa integrar alguma associação comercial da região. “Nosso propósito é fortalecer o setor de alimentos e bebidas e aumentar a competitividade das empresas”, comentou. Ações como capacitação de recursos humanos, inovação, melhorias de produtos, processos e serviços, estão entre as prioridades. “A possibilidade de estreitar relação entre as empresas é muito benéfica. Esses contatos trazem inspiração e motivação. Uma ajuda a outra a resolver diferentes situações”, afirma.
Aline também deu detalhes sobre os grupos de trabalho do APL, que focam em desenvolver projetos voltados à qualificação, ao acesso a financiamentos, como o Fundopem e o Finepe, e à realização de compras e vendas conjuntas.
A diretora administrativa da ACI-E, que também é voluntária do APL, Rene Luiza Castoldi Gianisella, agradeceu à presença dos associados. O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, também participou do encontro.