Telefone: 55 (51) 3011 6982

DSC_6349 JORNAL (1)

Bovinocultura leiteira – Workshop debate nutrição e reprodução

Patrocínio

Em torno de 150 pessoas acompanharam a programação do 1º Workshop Bovinos de Leite da Languiru Nutrição Animal, que ocorreu no dia 29 de setembro, na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. O evento atraiu produtores, profissionais técnicos, médicos veterinários entre outros profissionais vinculados à atividade leiteira.

A Cooperativa Languiru esteve representada pela equipe do Setor de Leite do Departamento Técnico; coordenação comercial e representantes terceirizados das Rações Languiru; e equipe de suporte técnico das lojas Agrocenter Languiru. O workshop foi promovido pela Languiru Nutrição Animal em parceria com a MCassab.

Ser referência

A programação iniciou pela manhã e as boas-vindas foram dadas pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que defendeu a necessidade de evolução constante de toda a cadeia produtiva. “Temos que ser referência tecnicamente e administrativamente. Se continuarmos no mesmo sistema, vamos obter os mesmos resultados”, alertou.

Ele analisou o mercado de grãos e condenou a importação de leite realizada por empresas não cooperativas. Por outro lado, mostrou confiança no futuro. “O Brasil e a Languiru têm potencial para alcançar grandes resultados”, complementou.

              Momento difícil e evento ímpar

O gerente de fomento do Setor de Leite do Departamento Técnico, Mauro Eduardo Aschebrock, analisou o cenário da atividade leiteira. “É um momento complicado, em que o comprador dita o ritmo. Nada melhor do que eventos como esse para nos aperfeiçoarmos e enfrentarmos essas fases ruins”, observou.

O gerente de vendas da Fábrica de Rações Languiru, Gílson Hollmann, destacou que a busca por aprimoramento está no DNA da Cooperativa. “Este workshop é um momento ímpar, que torcemos, seja o primeiro de muitos”, afirmou.

A importância da nutrição no parto

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), de Pirassununga/SP, Francisco Palma Rennó, conduziu a primeira palestra do Workshop, painel com o título “Nutrição e produção de bovinos”.

Ele compartilhou instruções sobre como minimizar a queda do consumo de alimentos no pré-parto e dicas de como manter a condição corporal da vaca ao longo desse período. Reforçou a necessidade do produtor saber avaliar os animais do seu plantel. “Se não dermos condições para a vaca se adaptar à lactação, estaremos comprometendo o potencial desse animal”, complementou.

Rennó chamou a atenção do público sobre o aumento das exigências nutricionais em função da aproximação do parto. Aconselhou intensificar o fornecimento de matéria seca nesse período. “Não podemos errar na qualidade da fibra e devemos ficar atentos ao nível de gordura do animal. Com o sistema imunológico debilitado, a vaca não tem como reagir”, avisou.

Aspectos da reprodução de bovinos

À tarde a programação seguiu com a palestra do professor do Laboratório de Reprodução Animal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de São Paulo, Roberto Sartori, que explanou sobre o tema “Nutrição e reprodução de vacas leiteiras de alta produção”.

Ele ensinou como identificar os sinais que demonstram que o animal está pronto para ser inseminado. Observou que a fisiologia reprodutiva é a melhor ferramenta para melhorar a qualidade do leite e a reprodução. Ainda mostrou cases de fazendas nos Estados Unidos e no Brasil que aderiram ao método de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). “Otimizando o manejo do cio, no retorno temos que buscar mais de 50% de fertilidade na primeira inseminação e 40% na segunda”, destacou.

Mesa redonda

Para finalizar, o coordenador técnico do grupo MCassab, Rafael Barletta, conduziu mesa redonda sobre o tema “Implicações práticas e soluções para o período de transição”, momento para também esclarecer algumas dúvidas dos participantes.

Assessoria de Imprensa Cooperativa Languiru

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.