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Case do Di Paolo é apresentado em Almoço Empresarial da CIC Teutônia

Patrocínio

“Divulgar e manter viva a tradição culinária típica da imigração italiana na Serra Gaúcha.” Com essa missão, a história de empreendedorismo do Di Paolo foi pauta da 5ª edição do Almoço Empresarial da CIC Teutônia em 2023. O evento ocorreu nesta quinta-feira (17) e reuniu cerca de 80 pessoas no Auditório 03 da entidade empresarial teutoniense.

O palestrante foi o empresário Paulo Geremia, que, em 1994, ao lado do irmão Roberto e mais seis funcionários, concretizou um sonho ao inaugurar o espaço gastronômico Giuseppe, na Serra Gaúcha, hoje Di Paolo. De maneira descontraída, ele contou a trajetória do empreendimento, compartilhou diversas lições de vida e deu dicas para o sucesso no mundo dos negócios.

“A melhor maneira de aprender algo é fazendo. Trabalhávamos na roça, aprendíamos a fazer as coisas à mão, fabricávamos nossos próprios brinquedos, num turno íamos para a escola e no outro trabalhávamos. Isso fez com que aprendêssemos sobre a importância do trabalho e a dar valor às coisas”, iniciou.

Ao longo da caminhada, o empresário referendou a importância de enxergar as oportunidades. “O aprendizado é fundamental para empreender. Eu não sabia o que faria, mas fui aprendendo com as oportunidades que busquei e encontrei na estrada. Nessa caminhada também há os sacrifícios, que me ajudaram a perceber o que não era para mim. As experiências que vivi são um enorme aprendizado, que foi me preparando para abrir o primeiro restaurante”, resumiu.

Geremia ensinou que ter produto e negócio muito bem definidos são primordiais. “O que encoraja a fazer negócios é um projeto e conhecimento específico, tu sente isso, confiança que te faz acreditar que vai dar certo. Te especializa em fazer algo, procurando ser um dos melhores nisso, ciente de que sempre há maneiras de melhorar.”

Inovação, criatividade e atenção aos detalhes

O empresário também citou inovação como ponto chave. “Muitas vezes queremos começar um negócio tendo tudo. Mas não funciona assim, as coisas acontecem na ação, na estrada, e assim surgem novos produtos”, disse.

Nesse contexto, valorizou a atenção aos detalhes. “Devemos primar pela qualidade e, ao mesmo tempo, reduzir desperdícios. Isso foi muito importante para o Di Paolo. Na nossa caminhada também observamos muito de perto a relação com fornecedores, oportunizando que cresçam junto conosco.”, afirmou, mencionando outras empresas que desenvolveram equipamentos ou fornecem insumos para o grupo e que têm a oportunidade de se desenvolver e inovar no mercado, como uma indústria de churrasqueiras transportáveis à carvão, estufas de produção de radicci, equipamentos para fabricação de massas e fechamento de capeletti.

Geremia ainda citou a criatividade como diferencial, apresentando produtos da marca para serem consumidos pelos clientes nas suas casas. “Precisamos adaptar nosso negócio à necessidade, ao que demanda o consumidor, o turista. Hoje somos 20 restaurantes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Para todos levamos a mesma identidade e conhecimento, o sabor autêntico da comida da nona, a mesa farta, mas também opções de pratos prontos ou produtos para preparar em casa. Nisso tudo aplicamos muito conhecimento e precisamos saber ensinar, seguindo padrões e mantendo a qualidade. O aprendizado nos negócios é igual a aprender uma profissão: quanto mais aplica conhecimento, melhor será o resultado e mais se sentirá realizado.”

Oportunidades

No ramo de alimentação, o empresário vislumbra muitas oportunidades de empreender. “Galeto tem mercado, seria possível abrir um restaurante em todas as capitais do Brasil, que teríamos clientes, desde que se mantenha o padrão e a qualidade.”

Falando em novos negócios, citou projeto audacioso do Di Paolo para o Vale dos Vinhedos. “Será um local com vinícola subterrânea, espaço de estacionamento e restaurante na parte superior, também com a possibilidade de trabalhar com a la carte e acompanhamento de vinhos com o meu nome”, sorriu, anunciando início dos trabalhos em 2024.

Também mencionou a opção de produtos expressos e de tele-entrega como uma estratégia que “democratiza o galeto” e tem grande demanda.

Gestão e ambição

Por fim, Geremia deu dicas de gestão e enalteceu o treinamento das equipes. “Treinamento, união e disciplina são a melhor forma de ter a união das pessoas por resultados.” Como lição, sugeriu que “todos precisamos ter a ambição de crescer e fazer, isso é um egoísmo vital bom. Precisamos ter autoconfiança com autoconhecimento, assim encurtamos caminhos”.

Próxima edição

O próximo Almoço Empresarial da CIC Teutônia está agendado para o dia 22 de setembro, às 11h45min, no Auditório 03 da entidade. Com o tema “Saúde emocional nas empresas”, o palestrante será o psicólogo clínico e consultor Fernando Elias José, mestre em Psicologia Clínica e especialista em Diagnóstico Psicológico, em Terapia Cognitivo-Comportamental, escritor e professor.

O investimento é de R$ 75,00 por participante associado à CIC e de R$ 90,00 para os demais interessados. Mais informações e inscrições pelo WhatsApp (51) 99250-1992. Os eventos contam com o patrocínio de 3F1B Móveis Estratégicos, Marcauten Registro de Marcas, Certel, Reinigend, Colégio Teutônia, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Unimed VTRP e Univates, com o apoio de Grupo Popular.

Assessoria de imprensa CIC Teutônia

CIC Vale do Taquari

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