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Em torno de 120 pessoas participaram do Café Empresarial da Cacis (2) (1)

CCR ViaSul apresenta investimentos na BR-386 durante Café Empresarial da Cacis

Patrocínio

Palestra foi ministrada pela equipe técnica e institucional da concessionária

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou na quinta-feira, dia 18 de agosto, mais uma edição do Café Empresarial, tradicional evento da entidade que traz informações de interesse dos associados e demais interessados. Na oportunidade, a equipe técnica e institucional da CCR ViaSul, a partir do tema “BR-386: o novo caminho das oportunidades”, apresentou os investimentos feitos e previstos na rodovia federal.

Tendo como local o Estrela Palace Hotel, o Café Empresarial reuniu em torno de 120 pessoas, entre associados da Cacis, autoridades, imprensa e comunidade regional. Na ocasião, a concessionária trouxe mais informações sobre a duplicação da rodovia, bem como as intervenções que irão ocorrer no trecho estrelense da BR-386, desde a ponte sobre o Rio Taquari até o acesso a Bom Retiro do Sul.

Em sua fala de abertura, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, colocou que a entidade está sempre atenta aos temas que impactam no dia a dia. “É de suma importância conhecermos o projeto da terceira faixa e as interseções previstas para Estrela, pois irá impactar no nosso dia a dia. Entendo que, com os investimentos previstos pela CCR ViaSul, vamos criar muitas oportunidades para o futuro da nossa região”, frisou.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, enalteceu os investimentos que estão sendo feitos pela CCR em Estrela, dentre eles, a primeira usina de asfalto da concessionária no Brasil. “O que o Vale do Taquari precisa é uma rodovia viável, porque é fundamental olharmos a questão logística, o que a CCR está possibilitando na nossa BR-386. E isso tem gerado emprego e renda para Estrela e região”, colocou.

A apresentação da CCR ViaSul foi conduzida pela gerente de relações institucionais, Simone Suzzin, e pelo engenheiro e coordenador de obras, Fábio Hirsch. Inicialmente, a equipe técnica e institucional fez uma apresentação do pacote de concessão que a CCR administra no Rio Grande do Sul, compreendendo 473,38 quilômetros de rodovias. Destes, 265,8 quilômetros compreendem a BR-386, entre Canoas e Carazinho. Os demais compreendem a BR-448, a BR-101 e a BR-290 (Freeway). “Dos R$ 2,5 bilhões em investimentos nos 11 ativos da CCR rodovias no Brasil, R$ 560 milhões estão no Rio Grande do Sul”, observou Simone.

A equipe também apresentou os números interligados aos 265,8 quilômetros da BR-386, que compreende 21 municípios e volume diário médio de 50 mil veículos, sendo 68% de tráfego comercial e 32% de veículos leves. Conforme a gerente de relações institucionais, a BR-386 concentra os investimentos da concessão. “A BR-386 é um corredor de oportunidades e que está se transformando com todos esses investimentos. Nós somos uma empresa que prepara infraestrutura para os negócios”, afirmou. Dentre os exemplos citados é a duplicação, cuja concessão prevê 225,2 quilômetros, todos concentrados na BR-386.

E não para por aí! São 167,8 quilômetros de faixas adicionais na concessão das quatro rodovias, sendo 10,2 quilômetros da BR-386, especificamente no trecho entre Lajeado e Estrela; 75,5 quilômetros de vias marginais, todos na BR-386; 58 acessos, sendo 52 na BR-386; 36 interconexões, sendo 28 na BR-386; 36 retornos em nível, dos quais 27 na BR-386; 32 novas passarelas, sendo 18 na BR-386; 13 passagens inferiores, das quais 04 na BR-386; e 171,8 quilômetros de nova iluminação, sendo 58,3 na BR-386.

No que se refere ao trecho Lajeado – Estrela, teve início na semana passada a construção de 10,2 quilômetros da terceira faixa da rodovia, desde o acesso à ERS-130 até o acesso principal a Estrela. Investimento que não ficará somente na faixa adicional. As intervenções previstas ao longo dos próximos anos ainda compreendem cinco adequações de interconexões, 10 alargamentos de pontes/viadutos, duas novas passarelas, uma nova interconexão e uma adequação de acesso.

Em Estrela, especificamente, além da faixa adicional desde a ponte do Rio Taquari até o acesso principal ao município, as intervenções previstas são: nova interseção de acesso à ERS-129 no Bairro São José, não sendo mais necessário se deslocar até Lajeado ou até o acesso ao Porto para fazer o retorno; alargamento da ponte sobre o Arroio Boa Vista; e adequações das interseções de acesso ao Porto e do acesso principal de Estrela.

O engenheiro e coordenador de obras, Fábio Hirsch, colocou que são obras que vão ampliar a capacidade da rodovia e oferecer mais segurança para quem a utiliza. Estamos tendo obras que já são realidade. É um novo momento na BR-386. Esse é o momento de Estrela e do Vale do Taquari. O futuro é hoje”, enalteceu.

Em Estrela ainda estão previstas, dentre outras intervenções: novo trevo de acesso à Rua João Fell (acesso secundário à RSC-453) junto à fabrica de rações da Cooperativa Languiru (cuja obra está prevista para iniciar este ano); novo viaduto de acesso à rodovia Transantarita (entre o ano 13 e 15 da concessão); nova interconexão a Bom Retiro do Sul e Linha Glória (entre o ano 13 e 15 da concessão); e vias marginais entre o acesso principal a Estrela e Linha Glória, nos dois lados da rodovia (entre o ano 13 e 15 da concessão).

Sobre o fechamento do quilômetro 252, que possibilitava a ligação entre os bairros Pinheiros e Imigrantes, o engenheiro colocou que o mesmo ocorreu pelo quesito segurança. “O local registrava muitos acidentes, sendo muitos com mortalidade. O fechamento atende a uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal e determinação da ANTT. Sabemos do impacto no dia a dia. Mas quanto a insegurança impactaria? Temos que pensar nas vidas que estão sendo salvas com esta medida”, advertiu. Obras e locais das mesmas podem ser revistas a cada cinco anos, sendo a próxima revisão prevista para o próximo ano.

Simone destacou que a BR-386 é um verdadeiro canteiro de obras. “E ela vai permanecer assim por muito tempo. São 161 obras estruturantes ao longo de toda a BR-386, sem considerar a duplicação, sendo que 50 são nos próximos dois anos”, pontuou. Nesta linha, ela enalteceu que, com os investimentos, a BR-386 é a bola da vez para novos investimentos. Dentre as sugestões de investimentos apontadas, estão os Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros previstos em legislação federal, estruturas que a rodovia ainda carece.

A partir de todos os investimentos previstos, a CCR ViaSul prevê, dentre outros benefícios: melhoria na logística de transporte; redução dos custos de transporte; menor tempo de viagem; valorização de áreas nas redondezas da rodovia e seus acessos; menor interferência no tráfego dos veículos; melhor harmonização do tráfego de longa distância e curta distância; melhoria e facilidade nos deslocamentos urbanos (mobilidade urbana); indução de tráfego e maior movimentação das economias regionais (insumos, combustíveis, transporte, alimentação, uniformes, produtos de sinalização, mercado imobiliário, manutenção de veículo/oficinas, etc).

O Café Empresarial foi uma realização da Cacis Estrela. O patrocínio foi de Sicredi Ouro Branco, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Brasilata, CDL Porto Alegre, ZW Contabilidade, Launer Química, Gardel Imóveis, Cooperativa Languiru, Nexsul Conectividade, SOS Bebidas, Plano A Móveis Projetados e Grupo A Hora.

Assessoria de imprensa Cacis Estrela

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