Telefone: 55 (51) 3011 6982

aesesses

CDL Lajeado reforça importância do Refis para o varejo

Patrocínio

A Associação Gaúcha do Varejo (AGV) vai encaminhar nesta semana o pedido formal de parcelamento de ICMS para o varejo ao governador Ranolfo Vieira Jr. A iniciativa sucede outras tratativas já em andamento, as quais buscam um financiamento em condições favoráveis para o setor, tendo em vista os prejuízos com o fechamento das lojas no período da pandemia. A mobilização conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Lajeado, que acompanhou a aflição dos empresários locais e reconhece a dificuldade de muitos com as finanças dos negócios. “Foi um período extremamente difícil para o varejo, que tem reflexos até hoje e tenta se reestruturar e crescer”, afirma o presidente Aquiles Mallmann. 

Na última semana, representantes da AGV se reuniram com o chefe da Casa Civil, secretário Artur Lemos, acompanhados dos deputados Patrícia Alba, Giuseppe Riesgo e Frederico Antunes. “As empresas tiveram uma quebra forte no fluxo de caixa quando fecharam e ficaram inadimplentes. Estamos querendo possibilitar que todos paguem, mas de uma forma que caiba no orçamento desta retomada”, destaca o presidente da AGV, Sérgio Galbinski. 

A questão envolvendo o pagamento de impostos no Rio Grande do Sul carece de melhorias para facilitar a rotina das organizações. Contadora da CDL Lajeado, Aline Isabel Führ, observa alguns dos entraves. “O que temos visto hoje é que o contribuinte até faz o parcelamento, mas por vezes abandona por se tornar muito alto em função do curto prazo. E outras vezes não consegue nem fazer o parcelamento por não ter uma garantia a oferecer”. Para a profissional contábil, as principais necessidades a serem atendidas são um parcelamento simples com mais prazo (superior a 60 meses); uma escala de descontos em juros e multas de acordo com o prazo; e um parcelamento na Procuradoria Geral do Estado (PGE) de 60 meses, sem garantias e sem fiança, que possa ser feito pelo contribuinte diretamente pela internet, como já acontece em Santa Catarina.  

Assessoria de imprensa CDL Lajeado

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.