Com o intuito de aprender mais sobre o cooperativismo de infraestrutura, representantes de cooperativas do Mato Grosso visitaram, na manhã desta quarta-feira, dia 8, a sede administrativa da Certel, em Teutônia. O grupo, que participa de uma pós-graduação em Gestão do Cooperativismo, numa parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Escoop-RS) e a Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), esteve acompanhado pelo presidente do Sistema OCB/MT e membro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Onofre Cezário de Souza Filho. Também estiveram representadas as cooperativas Unimed, Sicredi, Sicoob, Unicred, Cooperverde, Cooptrans e Primacredi.
A comitiva foi recepcionada no auditório da Certel pelo presidente, Erineo José Hennemann, acompanhado pelos diretores Ilvo Edgar Poersch, Julio Cesar Salecker e Ernani Aloísio Mallmann, e pela consultora, Rosane Jasper. Foi destacado o rol de atividades desenvolvidas, que envolvem geração e distribuição de energia elétrica, varejo de eletrodomésticos e indústria de artefatos de cimento. “Somos uma cooperativa comprometida com o fortalecimento dos 48 municípios em que estamos inseridos, fornecendo soluções para os mais variados setores da economia e, em especial, para a melhoria da qualidade de vida dos mais de 65 mil associados e familiares. Seja pelas atividades desenvolvidas ou pelos diversos projetos sociais já realizados, estamos comprometidos em bem atender a nossa gente”, enalteceu Hennemann.
Onofre Filho observou que Mato Grosso conta com somente uma cooperativa de energia. Considerou fundamental a visita de estudos, visto que a Certel é a maior e mais antiga cooperativa do setor no País, sendo uma referência em gestão e planejamento estratégico. “Encerramos nossa visitação ao Rio Grande do Sul conhecendo os serviços desta cooperativa que tanto contribui para o desenvolvimento gaúcho. Prova é que, além de oferecer serviços excelentes, possui uma tarifa mais barata em relação às demais distribuidoras. Conheço boa parte do Brasil e do mundo, e a intercooperação estabelecida com a Certel nos abastece com um conteúdo de qualidade elevada e reconhecida por seus sócios. Certamente, isso favorecerá o desenvolvimento do sistema cooperativista matogrossense, considerando-se a ampla representatividade de ramos presentes nesse intercâmbio”, concluiu o presidente da OCB/MT.
Os visitantes também conheceram o Centro de Operações do Sistema Elétrico, departamento que controla e gerencia o fornecimento de energia aos associados da Certel.