Encontro serviu para alinhar ações de cada área
Arroio do Meio- “ Precisamos estar preparados para as transformações que são dinâmicas, acontecem todos os dias e impactam fortemente nossa economia e a melhor forma de enfrentar isso é com uma equipe alinhada e comprometida”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (4) pelo presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Carlos Rosa, no encontro na sede da Associação Comercial e Industrial e Serviços de Arroio do Meio, que reuniu os novos diretores que tomaram posse no dia 7 de outubro.
O consultor em Gestão de Negócios, Eduardo Böckel, responsável pela implantação do planejamento estratégico na entidade regional, discorreu sobre as principais ações em andamento e projetos previstos para cada área. “ Nós convidamos os empresários de cada área que tem conhecimento específico e podem agregar essa experiência na diretoria. É papel da CIC – VT primar pelo desenvolvimento da região, por meio do associativismo sustentável, mas também é responsabilidade nossa fazer um movimento para que as entidades comerciais perdurem.”
Durante sua exposição, Eduardo detalhou os vinte projetos para as sete (7) novas áreas de atuação, como a criação de um regimento interno da diretoria, projetos de mobilização para melhorias dos sinais de telefonia e internet, construção de hidrelétricas e melhorias de estradas. A ideia é que cada nova diretoria desenvolva uma metodologia de trabalho com reuniões mensais. Além disso apresentou as iniciativas até 2026, como a criação de cartilha sobre o associativismo, promoção de um workshop de boas práticas para a troca de experiências entre os associados e a oferta de novos serviços.
Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas
O presidente Ivandro Carlos Rosa expôs o foco da entidade em buscar o reconhecimento do APL Alimentos e Bebidas VT, implantado há pouco mais de duas (2) semanas, com apoio do Sebrae e das associações comerciais municipais filiadas à CIC VT. A documentação vai ser entregue ao governo do Estado e inclui as ações previstas para o arranjo, perfil das empresas associadas, demandas, carências, entre outros pedidos.
Rosa comentou sobre o apoio importante do Sebrae que vai ajudar na estruturação, governança e estudo da cadeia produtiva na região. “ Esse trabalho vai durar dois (2), e é importante frisar que o Sebrae tem expertise de atuação em outros APL. Com este aval vai facilitar o trâmite no governo do Estado.”
Almoço empresarial – CIC Teutônia Diálogos Estratégicos regionais
A CIC Teutônia com apoio da CIC VT vai realizar no dia 11 de novembro o Almoço Empresarial com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum. O evento começa, a partir das 11h45min, na sede da entidade empresarial teutoniense. A CIC VT pretende apresentar uma série de demandas para o secretário.