O encontro virtual na noite de terça-feira (15) foi uma mostra de como o associativismo fortalece ações solidárias. A reunião contou com a presença de representantes de associações comerciais do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, unidos por melhores condições de trafegabilidade. O grupo teve acesso ao esboço do projeto de concessão de rodovias RS, onde mais de 1,1 mil quilômetros de estradas serão concedidos à iniciativa privada.
Pela análise inicial os empresários compreendem que o projeto é superficial, incompleto necessita ser melhor detalhado. O presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Rosa acrescenta que é preciso ter condições de fazer uma análise técnica de engenharia para ver se atende as demandas do Vale do Taquari.
Por isso, foi definida a criação de um grupo técnico formado por representantes das associações comerciais. “ O grupo técnico vai dar ênfase em avaliar o projeto assim que o governo disponibilizar por que queremos entender onde estão previstas as obras, acessos aos distritos industriais, as faixas laterais, duplicações, num projeto técnico, o que nos foi passado até o momento é apenas um esboço, do que seria os trechos a serem duplicados sem nenhum detalhamento técnico,” afirmou Rosa.
Além desse trabalho, ele explicou que as ACIS lindeiras foram incumbidas a dialogar com as administrações municipais e câmaras de vereadores para que fiquem atentos e contribuam com sugestões na hora da discussão do projeto.