Telefone: 55 (51) 3011 6982

No leite.37.16 (1) (1)

Comitiva do norte do país visita a Dália

Patrocínio

OCB/RO, Sebrae e Federação da Agricultura junto com duas cooperativas do estado de Rondônia estiveram na Dália para troca de experiências sobre o sistema de produção de leite

Uma comitiva liderada pela Organização das Cooperativas do Brasil de Rondônia (OCB/RO), esteve visitando a Cooperativa Dália Alimentos entre os dias 28 a 30 de novembro. Essa intercooperação foi para conhecer o modelo de produção de leite da Dália e do estado do RS.  

No dia 28, durante a manhã, os Presidentes do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini e Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas apresentaram a estrutura, números do quadro social e de funcionários. “A Dália possui o mesmo sistema de administração que cooperativas europeias. Hoje são 2780 associados e 2909 funcionários. Esses associados elegem uma chapa composta pelo Presidente do Conselho de Administração e o Vice-presidente. Eles também votam em outros sete conselheiros de administração que cuidam da parte social. Já o presidente executivo é responsável por todo setor produtivo da cooperativa”, afirma Piccinini.

Além disso, o presidente do conselho de administração também explicou que entre o quadro social, antes de se tornar conselheiro, eles devem ser eleitos delegados que representam os produtores próximos da sua região.

Demandas da Indústria

O presidente executivo falou sobre a indústria nos segmentos avícola, suinícola, lácteo, varejo e da fábrica de ração e, detalhou o organograma  criado para atender as demandas da empresa e estruturado em uma Controladoria e oito divisões: Produção Agropecuária, Produtos Suínos, Frango de Corte, Produtos Lácteos,  Controle de Qualidade,  Comercial Carnes e Derivados, Comercial Lácteos e Varejo. “Cada divisão possui um gerente responsável, que coordena uma equipe formada por supervisores, encarregados e funcionários”, ressalta Freitas.

“Semanalmente me reúno com os gerentes de cada divisão e com o Controller, pois temos um plano estratégico de longo prazo e metas anuais para atingir”, salienta.  

Comitiva

“Este intercâmbio foi para buscar inovação, novas experiências e práticas, principalmente sobre a produção de leite. O que nos chama a atenção é o sistema de Condomínio Leiteiro que a Dália já desenvolvendo”, afirma o superintendente do Sistema OCB/RO, Uliame Ramos.  

Ramos detalha que o estado de RO já possui duas cooperativas que atuam no segmento lácteo, sendo que uma empresa já trabalha com este sistema e a outra tem interesse em implantar. “Decidimos visitar a Dália para entender os caminhos que a empresa percorreu para viabilizar esse sistema de produção, que é o condomínio leiteiro e, neste sentido, pretendemos implantá-lo, pois percebemos que isso fortalece os produtores e a agroindústria”.

“Nossas primeiras impressões são as melhores possíveis, nos dá força e certeza de que devemos seguir produzindo leite, principalmente depois de constatar que este sistema dá certo. Observamos algumas deficiências na produção de leite e não apenas em RO, mas em todo o país e identificamos que, desta forma, o sistema de condomínio leiteiro pode ser viável para o produtor que consegue trabalhar em associação, evitando que grandes corporações de laticínio continuem sufocando seus rendimentos”.

Em outras unidades

Além da matriz em Encantado, no dia (29), a comitiva visitou o condomínio leiteiro de Nova Bréscia e, em seguida, a propriedade de Arthur Ziglioli. Já o último destino, no dia 30, foi o Complexo Industrial Lácteo, em Palmas no município de Arroio do Meio.

Assessoria de imprensa Dália

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.