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Compliance e LGPD foram tratados em reunião

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Funcionários, associados e transportadores terceirizados da Dália participaram de reunião que tratou sobre Compliance e proteção de dados

Conjunto de normas, cumprimento de leis e conduta ética pautaram a reunião realizada pela Cooperativa Dália Alimentos neste sábado, 03/09, sobre a importância dos programas Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vem sendo implantados desde 2021 pela cooperativa. O evento iniciou às 9h no auditório do Sicredi Região dos Vales em Encantado e reuniu cerca de 400 pessoas entre funcionários, associados, conselheiros e transportadores que são terceirizados pela Dália.

Conforme o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, o significado de Compliance implica em obedecer a um conjunto de regras, cujo início se deu nos EUA na década de 1970 para inibir a corrupção.  “Ambos são programas importantes e devem ser rigorosamente praticados, pois compreendem a prática de normas e conjunto de regras, por empresas e respectivamente de cada funcionário, associado e parceiro”, ressalta.  

O presidente executivo lembrou que esses programas trazem segurança para a sociedade e, portanto, também as empresas terceirizadas que prestam serviços à Dália precisam aderir a essa “nova cultura que a globalização impôs”, afirma.

Compliance

Segundo Freitas, os programas são vantajosos para qualquer organização, pois são valorizados pela comunidade internacional. “Grandes compradores no mercado externo começaram a se preocupar com o Compliance e LGPD. Hoje, tanto um quanto outro, são sinônimos de credibilidade e confiança, que respaldam todo e qualquer negócio. Dessa forma, atrai a atenção de novos consumidores do exterior e motiva os investimentos no Brasil.”

“Todos nós, seja associado, funcionários e terceirizados temos o compromisso de adotar práticas em conformidade com o Código de Conduta Ética e de Responsabilidades da Dália, que estão de acordo com a legislação”, salienta.  

O gestor ainda enfatiza, que o Compliance pode ser entendido como ética e traz mais segurança para a sociedade. “Em abril do ano passado, criamos na cooperativa um comitê multisetorial que elaborou todas as normas do código de conduta ética.” Informou que recentemente, foi implantada a gravação de todas as ligações telefônicas da cooperativa, para assegurar seu uso comprobatório, quando necessário.

Canal de denúncia

Atualmente, o Comitê de Compliance é composto pela coordenadora do grupo, Sandra Simonis Lucca, Rodrigo Werner que atua como Data Protection Officer (DPO), advogado Reinaldo José Cornelli, contador Ivo Dirceu Villa, Controller Fernando  Luiz Pagliari e os gerentes Ivane Giacobbo, Fernando Oliveira de Araújo, sendo que o grupo está subordinado hierarquicamente ao presidente executivo.

A coordenadora do comitê explica que há um ano foi criado o canal de denúncia, que sob sigilo, qualquer pessoa pode comunicar atos antiéticos. “Nesta plataforma, as denúncias chegam ao comitê que investiga e, sempre que confirmada alguma irregularidade ou discriminação, promove as penalizações previstas em  leis e regras concernentes”, revela.    

Responsabilidade individual

Para Sandra, é importante que todas as relações sejam íntegras e com isto a sociedade evolui. “Todos devemos ter atitudes coerentes e pró ativas, evitando comportamentos inadequados, devemos sempre obedecer às normas e regramentos. Sempre que houver dúvida sobre a conduta, comportamento ou atitude, antes, peça ajuda para o responsável do setor ou pergunte-se: haverá algum desconforto se minha decisão for divulgada?”.   Para ela, o Compliance garante transparência nas relações, fidelização dos clientes e melhora o ambiente de trabalho, pois todos trabalham conforme os valores da organização, presando pelo fazer sempre o certo.

Além disso, Sandra indica que essas diretrizes são intrínsecas à missão, visão e valores da cooperativa. “A Dália já carrega consigo esses preceitos de bem-estar social e, portanto, os programas estão alinhados com a essência da empresa, que é de prezar pelo desenvolvimento econômico e social”, reitera.  

Confiança

Ao final, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, abordou que ao longo dos 75 anos da Dália, a empresa demonstrou-se ser ética e responsável socialmente. “Tudo que foi tratado nesta manhã, foi debatido em um evento recente que envolveu diversas cooperativas do país. A Semana de Competitividade, ocorreu em Brasília sendo que o fator mais debatido foi sobre a importância da Environmental, social and Governance (ESG), sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa, que está diretamente ligada com a conduta ética de uma organização”, finaliza.

Assessoria de imprensa Cooperativa Dália

CIC Vale do Taquari

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