Hoje vamos apresentar a história da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, associada da CIC VT desde 2006. O quadro faz parte da Campanha Nacional do Dia do Associativismo.
Cacis Estrela
Da união de duas experientes entidades, nasceu a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (CACIS) de Estrela, com o propósito de desenvolver ações em prol da classe empresarial. Uma história que evidencia a força do associativismo em prol do desenvolvimento local e regional.
Em 1938 foi fundada a Associação Comercial e Industrial de Estrela (ACIE), com o objetivo de representar os empresários locais e lutar pelos interesses da comunidade.
Sete décadas depois, com vários desafios e reivindicações alcançadas, cujo objetivo sempre foi o de contribuir para o crescimento regional e estadual, a ACIE junta-se à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade formada por empresário de varejo em 1969, que tinham como meta o fortalecimento da classe e a troca de experiências.
Dessa forma, na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 13 de março de 2012, os associados da ACIE e da CDL, aprovaram a criação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (CACIS), dando início a uma forte e nova entidade.
Em assembleia realizada no dia 8 de outubro de 2021, mais um marco para a entidade: a CACIS passa a representar, também, o Agronegócio. Assim, torna-se a Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio, mas mantendo a mesma sigla, CACIS. A criação da vice-presidência do Agronegócio foi oficializada em 6 de novembro de 2021, durante a edição recorde da Estrela Multifeira.
Além de ser voz ativa da classe empresarial estrelense, a CACIS também se destaca pelas diversas ações que promove ao longo do ano, como, dentre outras, reuniões-almoço, cafés empresariais, cursos, palestras e campanhas de incentivo ao comércio (Arrasa Estrela, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Estrela Premiada).
Confira o depoimento de Gerson Strehl, o 6º presidente a assumir a gestão.
“ O associativismo é a união de esforços em prol de algo comum, é o sentimento de família unida, tendo o foco de direção coletiva, fomentando o desenvolvimento de um município ou de uma região. É uma das principais formas de ter voz ativa e ter representatividade. Quando unimos forças, crescemos juntos, temos forças para resolver demandas em comum, fazemos a diferença na comunidade em que atuamos. Afinal, quando resolvemos demandas que temos em comum toda a sociedade sai ganhando. Das vantagens econômicas, passando pela representatividade e chegando até a defesa dos interesses mútuos, os benefícios do associativismo são muitos.
No caso da classe empresarial, à qual a Cacis representa, o associativismo pode trazer para o empreendedor a troca de experiências, bagagens valiosas de conhecimentos, autoridade para a marca. Nesta linha, a Cacis tem se fortalecido cada vez mais como entidade representativa da classe empresarial de Estrela, sendo voz ativa em ações e iniciativas que impactam diretamente no desenvolvimento do município e, consequentemente, da região.
Junto com o poder público discutimos o fortalecimento da nossa economia, sendo a entidade parceira em todos os projetos. Damos um grande passo ao iniciar as obras de nossa nova sede da Cacis, um espaço moderno e aconchegante, para melhor atender nossos associados e a comunidade.
Obra que também representa mais um marco importante na união da classe empresarial do município e que, quando concluída, oportunizará um espaço adequado para palestras, cursos, treinamentos, eventos de menor porte, oferecendo um espaço digno de convivência. Em 2022 ainda nos tornamos uma das entidades empresariais mais ativas do Rio Grande do Sul, com inúmeras atividades e ações sendo realizadas durante o ano. Uma das ações marcantes de nossa entidade, a Cacis, são as campanhas de incentivos ao longo do ano. Fator que contribui com o fortalecimento do comércio local, por meio das campanhas de estimulo ao consumo e a valorização do comércio de Estrela, premiando consumidores nas principais datas do ano.
E nós, enquanto entidade representativa, estamos atentos às necessidades dos associados. Buscamos debater ao longo do ano temas que têm impacto neste setor, como estacionamento na área central, segurança pública, entre outros. Queremos seguir fortalecendo a entidade e sendo agente ativo no fortalecimento econômico de Estrela. No que tange ao fortalecimento da entidade, podemos destacar a busca constante pela sustentabilidade financeira. E talvez esse tenha sido o segredo da entidade, que, mesmo com a pandemia, se manteve estável e, agora, vem numa margem de crescimento favorável.
Onde o importante é o trabalho de gestão da Cacis. E se conseguimos manter a entidade forte até agora, o futuro certamente será promissor, o que terá impacto direto nos serviços prestados em prol dos associados, ou seja, podemos oferecer ainda mais vantagens para aqueles que compõem o quadro de associados da Cacis. Associativismo é quando trabalhamos juntos, falando uma só língua, buscando soluções para as demandas da nossa região com mais facilidade. Como não temos representantes do Vale na Assembleia e no Congresso, cabe a nós unirmos forças e, assim, sermos ouvidos e atendidos em nossas demandas enquanto região. Mesmo em cenário desfavorável, enquanto associação nos fortalecemos.
Uma prova disso é que tivemos a coragem de realizar a Estrela Multifeira 2021. Uma edição histórica em negócios e número de visitantes, mesmo diante de muitos nãos, preocupação com um possível agravamento da pandemia, que não se confirmou, a feira foi uma das principais marcas da retomada econômica no Estado. Enfim, nossa entidade, mesmo que o cenário mundial mostrasse o contrário, saiu fortalecida graças ao trabalho de gestão, prova de associativismo forte.
Segue o desafio de seguirmos sendo protagonistas e mostrar que o associativismo é, sim, o melhor caminho para superarmos os desafios e crescermos! O associativismo, que está no DNA do Vale do Taquari e de Estrela, tem sido a chave do nosso desenvolvimento. E a Cacis se orgulha de fazer parte desse processo.”