Além de negócios, a Construmóbil também oportunizará nesta edição o debate de temas importantes para cidades que querem crescer de forma ordenada e com qualidade de vida. Com base no tema Cidades Criativas, a grande novidade da sétima edição da feira é o debate e a reflexão em torno de cinco eixos considerados estratégicos: Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana.
O movimento é um esforço coletivo da comissão organizadora da feira, imprensa e voluntariado, e que busca ganhar força com entidades, ongs e população em geral. A programação compreende ações de cidadania até setembro, que serão promovidas pelos grupos envolvidos para chamar atenção da sociedade sobre o perfil de cidade desejada, um painel de debate durante a Construmóbil 2015 e um documento pós-feira. “Queremos instigar uma discussão sobre a necessidade de retornar a cidade como espaço de todos, planejado, democraticamente usado por todos”, afirma Diana Blum Kunzel, da comissão organizadora. “Sabemos que não vão vamos resolver as nossas carências, mas a ideia é contribuir socialmente com discussões”, completa. Segundo o presidente da comissão organizadora da Construmóbil 2015, Clécio Vargas, a ideia é criar um fórum permanente de debates. “Não queremos que termine na Construmóbil 2015, mas que na Expovale e em outros tantos eventos, o assunto tenha continuidade, pois são assuntos recorrentes do dia a dia”.
Ideias
Durante encontro na Acil, na última quarta-feira, dia 8, após apresentar os cinco eixos de discussão, foram definidos os primeiros grupos para liderar as ações. Algumas sugestões simbólicas surgiram durante o encontro, como promover visitas aos bairros, plantar árvores em locais apropriados, pintar muros e pontes, ou até mesmo provocar desenhos arquitetônicos sobre uma nova ponte entre Lajeado e Estrela.
A Construmóbil 2015 realiza-se de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado. A feira é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Prefeitura de Lajeado. Tem o apoio de Sinduscom Vale do Taquari, Certel, Max Ambiental, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Sebrae e Banco do Brasil.
Eixos de debate
Patrimônio Histórico, Ambiente e Desenvolvimento, Economia Criativa, Espaços Públicos e Mobilidade Urbana
Grupos convidados
Uambla, Pensar Lajeado, MBA Business da Univates, Mudar Lajeado, Valeciclismo, Arte na Praça, JCI Lajeado, Seavat, Rotary”s, Movimento de Revitalização do Centro Histórico, além de outros.