Cooperativa completa 76 anos nesta quinta-feira dia 15
Em 1947 o município de Encantado viu a força de cooperação de 387 suinocultores da região. Com o objetivo de valorizar o setor, o grupo fundou a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel). Com o passar do tempo, a atuação se diversificou para outros setores e, em 2019, passou a se chamar Cooperativa Dália Alimentos Ltda.
Além de familiares de sócios fundadores que acompanharam a história da Dália, quem mais acompanhou as grandes transformações e o crescimento da empresa foram os Presidentes do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, e o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, que estão nos respectivos cargos desde 1996. “Esses 76 anos de existência da Dália Alimentos marca diversas realizações e representa o esforço de gerações. São quase oito décadas que a cooperativa movimenta os mais de 120 municípios onde atua”, afirma, o presidente do conselho.
Piccinini enfatiza que uma das grandes conquistas da empresa, é a busca constante pela inovação nas atividades que atua. “A Dália é uma cooperativa considerada inovadora em todos os setores, pois seguimos sempre com os pés no chão, mas com a visão no futuro”.
Desenvolvimento econômico e social
O gestor destaca outros fatores que permeiam o sucesso da cooperativa. “Tudo é realizado com estudo e cautela, mas sempre alinhados ao propósito da Dália, que preza pelo desenvolvimento dos associados, dos funcionários e das regiões onde está presente. Primeiro priorizamos o econômico para então realizar as ações no âmbito social, pois nosso objetivo enquanto sistema cooperativista é ver as regiões se desenvolverem e, por isso, a empresa é reconhecida pela comunidade”.
Além disso, ele destaca o importante papel da gestão da Dália diante das adversidades. “Atualmente, a cooperativa possui uma gestão qualificada que padronizou os programas de produção com controle de qualidade, o que sempre esteve em sua cultura organizacional”.
Perseverança
Para o presidente executivo, uma empresa que completa 76 anos é sinônimo de perseverança. “Mesmo diante de um cenário nem sempre favorável, a cooperativa cresceu, desenvolveu-se, adequou-se, reinventou-se e mantém-se ativa no mercado da proteína animal. Muitas pessoas passaram por ela e, certamente, deixaram sua contribuição para que se mantivesse atuante”.
Carlos Alberto ressalta a dificuldade de projetar perspectivas diante de um país que sofre a instabilidade política e econômica. “Acredito que as ocorrências na área política afetam a economia interna, porque não contemplam a racionalidade e, por isso, geram instabilidade e imprevisibilidade. Contudo, temos o secreto desejo de que importantes mudanças possam ser implementadas, no sentido de substituir as jogadas políticas por planejamento político, com planos de governo desprovidos de ideologias, que nos permitam a estabilidade tão necessária, a exemplo do que ocorre em países desenvolvidos, onde é possível planejar com grande margem de acerto”.
Ele também cita o sonho de ver o país se tornar um lugar de oportunidades, com justa distribuição de renda, justiça social. “Esses fatores são importantes para fazer do Brasil um país forte, com alto grau de desenvolvimento e a Dália, com isso, estaria no mesmo patamar, à semelhança do país. Contudo, uma empresa somente terá desenvolvimento sustentável a longo prazo se concomitantemente à nação”.
“Caráter nacional e internacional”
Em relação às conquistas ao longo dessas décadas, Carlos Alberto elenca que a primeira delas foi a atualização tecnológica do parque industrial da cooperativa. “Também tivemos a evolução dos sistemas de produção dos associados, que lhes permitiu crescimento e desenvolvimento, além da qualificação dos quadros social e funcional, onde obtivemos expressiva evolução. De lá para cá, a Dália deixou de ser uma empresa regional para adquirir caráter nacional e internacional, status que é possível obter somente com recursos humanos e tecnológicos atualizados”.
Por fim, a maior conquista, segundo o gestor, foi o grau de confiabilidade que a Cooperativa Dália conquistou, pois hoje é considerada uma empresa com gestão eficaz, dotada de transparência, ética e m confiabilidade. “A Dália obteve o respeito e a valorização de seus associados, funcionários, governos, órgãos públicos, fornecedores e clientes. Esta, certamente, é a grande conquista”.
Faz parte de Encantado
Já o Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, revela que a Dália faz parte da família dos encantadenses e sempre esteve ao lado do município. “Uma empresa pujante, inovadora, comprometida e responsável, que representa um terço dos empregos gerados no município, com milhares de famílias associadas e também milhares de funcionários que fazem dela uma empresa gigante, um negócio cada vez mais forte”.