“Vamos juntos construir um município atrativo para os turistas?” Ao propor esse desafio, a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) busca sensibilizar as pessoas a participarem do evento Atendimento ao cliente 4.0, a postura profissional alinhada com excelência.
A palestra com a especialista Cláudia Peruzatto ocorre na terça-feira, dia 31 de agosto, às 19h30min, no Auditório Itália, do Centro Administrativo Municipal.
Para garantir o ingresso, que tem número limitado de vagas, o participante deve entregar um litro de leite na sede da ACI-E. O alimento arrecadado será doado à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Encantado. O público presente também concorre a 15 passeios do Roteiro Turístico pelo município.
A palestrante
Cláudia Peruzatto é mentora e palestrante em nível nacional, com foco em pessoas. Ela é especialista nas áreas estratégicas de atendimento, apresentação empresarial, vendas e gestão de pessoas e proficiência em atendimento corporativo. Cláudia é professora em várias instituições de ensino superior e instituições associativistas pelo Rio Grande do Sul e coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Comercial de Porto Alegre.
ENTREVISTA: Cláudia Peruzatto, palestrante
“Atendimento é comportamento, não é técnica”
O que é o cliente 4.0 e que impacto ele traz para os negócios das empresas?
Cláudia: É um cliente altamente exigente. Ele tem a informação na palma da mão e usa a tecnologia ao seu favor. Porém, ele não abre mão de ter um atendimento humanizado e personalizado. O impacto que traz pode ser positivo ou negativo. Isso vai depender muito da conduta da empresa e do funcionário quando o cliente estiver sendo atendido. Ele é muito observador e exigente. Ele não é chato, é exigente.
Encantado vislumbra grandes oportunidades para o turismo com a construção do Cristo Protetor. Nesse contexto, como construir um município atrativo para os turistas?
Cláudia: O município e toda a comunidade devem prezar pela excelência no atendimento a esse turista. O turista que visitar Encantado está saindo da zona de conforto dele, está aproveitando o momento, quer viver uma experiência diferente. Sendo assim, todos precisam entender que atendimento é comportamento, não é técnica. Até que ponto, eu profissional de atendimento, sou exemplar, nota 10? E até que ponto eu preciso melhorar o meu atendimento? Por isso comento sempre que o atendimento é comportamental e o comportamento é individual. O município também deve oportunizar facilidades de acesso, facilidades na forma de pagamento no comércio, sem burocratizar, ser agradável, um sorriso sincero. E claro, prezar também pela segurança dos turistas. A cidade de Encantado será uma referência nesse sentido e a demanda para conhecer esses pontos turísticos, agora o Cristo, será grande. Acima de tudo, os profissionais de atendimento, as empresas, a comunidade, todos deverão ter muita paciência, porque vocês vão receber turistas educados e gentis, mas também vão receber pessoas que, mesmo estando num momento de lazer, são altamente grosseiras. Não devemos levar isso para o lado pessoal e atender a todos com muita excelência.
Qual será a dinâmica da palestra?
Costumo fazer minhas palestras totalmente interativas e participativas. As perguntas podem ser feitas quando falo, sem problemas. Muitas vezes, a organização do evento deixa para o final. A metodologia será essa: alegre, leve, interativa, porém, reflexiva. E mais uma vez digo, atendimento é comportamental. Não é técnica.