Em 30 de abril, celebramos o Dia Nacional do Associativismo, data que ressalta a união de empresas em prol do desenvolvimento sustentável. Em 2025, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), em parceria com 19 entidades empresariais locais, promove a 3ª edição da campanha, destacando a colaboração como alicerce para o crescimento econômico e social da região. As atividades se estenderão por todo o mês.
Crescimento empresarial no Rio Grande do Sul
Dados da Junta Comercial mostram que, em 2024, o estado registrou 253.669 novas empresas – um aumento de 9,3% em relação a 2023 (231.924 formalizações). O número reflete a resiliência empreendedora dos gaúchos, mesmo em cenários desafiadores.
O associativismo vai além do fortalecimento de negócios: transforma realidades. No Vale do Taquari, essa força coletiva se materializa em iniciativas como a construção de 10 pontes, projeto coordenado pela CIC VT que uniu entidades empresariais, poder público e sociedade. Segundo Ângelo Fontana, presidente da entidade empresarial regional:
“Quando empresários, sociedade e governo trabalham juntos, criamos soluções que impactam positivamente a vida de todos. A reconstrução das pontes foi essencial para a retomada econômica pós-enchentes.”
Associativismo como alicerce na reconstrução
O modelo foi fundamental para a recuperação do Vale do Taquari após as enchentes de 2024. A solidariedade entre entidades viabilizou a reconstrução de lares, infraestrutura e a captação de doações – como a contribuição da Associação Empresarial de Florianópolis, que ampliou o apoio às comunidades afetadas.
Eduardo Bockel, consultor da CIC VT, reforça:
“O associativismo, com lideranças comprometidas, transforma adversidades em oportunidades. Foi assim na reconstrução de casas e pontes, e segue impulsionando nosso futuro.”
Participe da 3ª edição da campanha
A iniciativa da CIC VT e suas associadas é um convite para que empresários e comunidade se engajem em ações pelo bem comum. Confira a programação:
- CDL Lajeado: Happy Hour do Empresário com Simone Leite (1º/04, 19h)
- CIC Anta Gorda: Café da Manhã Empresarial (08/04, 7h30)
- Acil Lajeado: Reunião-almoço sobre RS e Free Flow (15/04, 11h30)
- CDL Taquari: III Congresso de Negócios (24/04, 7h30–17h)
- Acisam (Arroio do Meio): Palestra com Aline E. Bagatini, CEO da Fruki (30/04, 19h15)
- Cacis Estrela: Mutirão de Reforma da Creche Colméia (data a confirmar)
- ACI/CDL Ilópolis: Dia do Chimarrão e do Associativismo (04/05, 14h30)
A união de esforços é a chave para um desenvolvimento sustentável. A campanha tem patrocínio do Sicredi.