Telefone: 55 (51) 3011 6982

Eletricistas da Certel realizam curso de linha viva ao potencial

Patrocínio

Com o propósito de manter seu abastecimento energético ainda mais contínuo e diferenciado, garantindo a eficiência e qualidade da energia elétrica, a Certel promoveu, em setembro, o curso de Linha Viva de Transmissão ao Potencial. Pioneiro entre as cooperativas gaúchas de energia, o treinamento foi ministrado pela Alpha Soluções e Treinamentos, de Minas Gerais, cujos instrutores têm em seus currículos mais de 35 anos de experiência atuando na Cemig, distribuidora de energia naquele Estado.

Além do treinamento de três semanas, entre teoria e prática, a Certel importou uniformes especiais dos Estados Unidos, vestimentas condutivas e materiais utilizados pelas mais conceituadas empresas de energia elétrica do mundo. Também foram adquiridos uma lança com cesto acoplado e um andaime isolado, utilizados para trabalhar nas redes, linhas, subestações e usinas. Desta forma, os eletricistas da Cooperativa ficam habilitados a trabalhar em contato direto com a rede de 69 mil volts energizada.

Osmar Ribeiro, um dos instrutores, explica que, quando o eletricista entra ao potencial, forma-se uma espécie de gaiola energizada em volta dele, similar ao que acontece quando um passarinho está em cima do fio. Para tanto, são utilizados um bastão e a roupa especial, que impedem o profissional de levar um choque. A todo momento que o eletricista está lá em cima, há também aparelhos conectados a ele monitorando e garantindo que não haja nenhuma corrente de fuga elétrica que possa lhe atingir.

“É um sistema aprovadíssimo no mundo inteiro, já utilizado pelas maiores concessionárias e empresas do setor. Todo esse esforço da Cooperativa é preventivo e vai diminuir as interrupções programadas que a Certel eventualmente faz para realizar manutenções. Quando você antecede uma falha, está simplesmente fazendo com que a rede não desligue e, consequentemente, o consumidor não fique sem energia”, afirma.

Assessoria de imprensa Certel

CIC Vale do Taquari

Mais notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa  Política de Privacidade.