Desde julho o Complexo Avícola implantou um sistema de premiação para os comensais que devolvem a bandeja do almoço ou jantar vazia
Diminuir o desperdício de alimentos em aproximadamente 50%: esse foi o resultado de dois meses de uma iniciativa da Cooperativa Dália Alimentos no Complexo Avícola, que premiou no dia 1º de setembro 24 funcionários com kit Dália e outros quatro com bolsa térmica.
Diariamente, são cerca de 420 funcionários que almoçam e jantam no refeitório da unidade da Divisão Frango de Corte no distrito de Palmas em Arroio do Meio. Para a nutricionista responsável pelo refeitório da unidade, Stéfanie Simonis Lucca, essa quantidade ultrapassou a meta prevista. “O volume de comida deixado no prato surpreendia pela quantidade. Em relação aos meses anteriores, entre janeiro a julho, tínhamos uma média de sobras que iam para o lixo, de 33,5g por refeição/dia. No mesmo período do ano passado chegou a 60g por bandeja/dia, sendo que a literatura diz que pode ser, no máximo, 20g”, salienta.
Conforme a nutricionista, desde que foi implementada a iniciativa, essa quantia reduziu para 18g por comensal. “Batemos a meta e com isso, houve uma redução de 46,27% no desperdício.”
Iniciativa
“Já realizamos diversas campanhas dentre elas, flyers de conscientização e sorteio de brindes, mas foram pouco efetivas quanto ao resto ingesta, que é a relação entre a comida devolvida na bandeja pelo comensal e a quantidade de alimentos e preparações oferecidas”, comenta Stéfanie.
Ela explica que o controle dessa prática é referente a cada funcionário que almoça no local e devolve a bandeja vazia, ou seja, sempre que isso ocorre, ele recebe uma tag de cor branca, que serve de moeda de troca. “Juntando dez tags, que denominamos dez pius, o comensal tem direito a uma sobremesa, servido na sexta-feira e ainda ganha outra tag, de cor dourada”, explica.
Stéfanie relata, “quem conseguir juntar três tags douradas, que chamamos de Pollo D’oro ganha uma surpresa especial que será o sorteio”. O primeiro ocorreu dia 1º de setembro, quando 24 funcionários receberam um corte de suíno ou de frango Dália, à sua escolha, de acordo com a preferência e outros quatro receberam uma bolsa térmica.
“Nossa intenção é beneficiar os funcionários conscientes, que aos poucos, vão adotando a cultura da Dália, fato que cada vez mais ganha adesão.”
Durante o sorteio, o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender, reuniu os cem funcionários que reduziram as sobras e conquistaram três tags Pollo D’oros. “Tenho certeza de que posso contar com cada um de vocês aqui presentes, pois esse ato significa muito para nós e por isso queremos recompensá-los”, afirma.
Na ocasião, o gerente reiterou a importância da iniciativa e sorteou 28 nomes. Ao final, Koefender informou que esse formato deve passar por algumas alterações até o início do ano que vem. “Ficamos felizes com esse resultado. Agradeço cada um que contribuiu para isso”, finaliza.